Redes Sociais

Economia

No 2º trimestre, aumenta a ocupação e diminui o desemprego no Estado de SP

Taxa de desocupação diminuiu de 10,8% para 9,2%

Publicado há

em

O número de ocupados aumentou em 701 mil (3,0%), no segundo trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, e o total de desempregados diminuiu em 391 mil, no Estado de São Paulo, de acordo com estudo da Fundação Seade, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Houve aumento no comércio (368 mil), nos serviços (260 mil), na construção (115 mil), nos serviços domésticos (44 mil) e na agricultura (17 mil) e retração na indústria (-103 mil). O número de ocupados que contribuíam para a previdência social (formais) cresceu 3,1% e o de não contribuintes (informais) aumentou 3,0%.

No 2º trimestre de 2022, 2,4 milhões de pessoas estavam desocupadas. A taxa de desocupação diminuiu de 10,8% para 9,2% e a taxa composta de subutilização da força de trabalho decresceu de 19,1%, no 1º trimestre, para 17,9%.

O rendimento efetivo médio dos ocupados (R$ 3.216) diminuiu 6,2% em relação ao 1º trimestre de 2022 e 3,0% na comparação com igual período do ano anterior.

AS MAIS LIDAS