Redes Sociais

Esportes

Jogos das Instituições Federais (JIF) deve movimentar R$ 3 milhões em RP

A edição 2022 será a maior desde a criação, reunindo 2,4 mil pessoas entre estudantes e servidores de todas as regiões brasileiras

Publicado há

em

DiCom/IESP/Divulgação

O Centro Regional de Eventos foi o palco da abertura oficial dos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2022. Esta será a maior competição desde a sua criação, reunindo cerca 2,4 mil estudantes-atletas. Os jogos, disputados entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, contarão com delegações de 31 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de todas as regiões do país. Pela expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento deve movimentar R$ 3 milhões em hospedagens e gastos com alimentação.

“Serão modalidades esportivas coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. As disputas serão realizadas em 13 locais diferentes espalhados por Rio Preto”, explica do secretário de Esportes e Lazer, Fábio Marcondes.

Por conta da Copa do Mundo do Catar, os horários da competição foram ajustados para que não coincidissem com jogos da Seleção Brasileira. As disputas de atletismo começaram na segunda-feira, dia 28/11, no Centro Esportivo Integrado Eldorado. Já os jogos do basquete feminino serão todos disputados no Ginásio Municipal Antônio Natalone, que ainda receberá parte dos jogos do basquete masculino, sendo a outra parte sediada pelo Clube Amigo dos Deficientes (CAD).

As partidas de futebol de campo serão realizadas no campo da Cidade das Crianças. As disputas do futsal feminino ocorrerão no Ginásio 19 de Março, enquanto as do masculino, no câmpus do IFSP. O Centro de Integração ao Esporte (CIE) será a sede das disputas do handebol masculino, enquanto os jogos do feminino serão disputados na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

Os jogos de vôlei, masculino e feminino, acontecerão em três praças esportivas: Clube Social do Sindicato dos Comerciários, Ginásio Municipal de Esportes Antônio Carlos Montanhês e Sesc. O vôlei de praia terá a mesma sede para o masculino e o feminino, o Centro Regional de Eventos. As disputas da natação e do xadrez ocorrerão no Centro Universitário de Rio Preto (Unirp). O tênis de mesa será disputado na academia New Pong.

Na cerimônia de abertura, o hino nacional será executado pelo violinista Everton Rodrigues, músico das orquestras de São José do Rio Preto e de Ribeirão Preto, além de professor voluntário da Orquestra Sinfônica Comunitária do Câmpus Catanduva do IFSP (OSCIF). A orquestra completa realizará a primeira apresentação cultural da noite.

A segunda mostra ficará por conta dos bailarinos Tiana Kva e Vinicius Moreno, com a intervenção coreográfica “Um duo de dois solos”. A cerimônia será encerrada com a apresentação musical da dupla sertaneja Júlio e Kadu.

O evento contará com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos, do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, do secretário de Esportes, Fábio Marcondes, do reitor do IF Pará e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex Jorge da Rocha, o presidente da Comissão de Organização dos Jogos das Instituições Federais de Educação (Cojif) e docente do IF Goiano, Iúri Ribeiro, o coordenador-geral local dos jogos e diretor do Câmpus São José do Rio Preto do IFSP, Marcos Muriele Furini.

Todas as informações sobre os jogos e classificação estarão disponíveis nos seguintes canais:

ifsp.edu.br/jifnacional2022

instagram.com/jifnacional

facebook.com/jifnacional

flickr.com/photos/197051214@N06

AS MAIS LIDAS