Política
Prefeito classifica como “extremamente complexo” novo projeto do Centro Pop
Fábio Candido defende mudança do serviço para o bairro Boa Vista e critica gestões anteriores

O prefeito de Rio Preto, Fábio Candido (PL), afirmou nesta terça-feira (20) que a transferência do Centro Pop da região central da cidade para o bairro Boa Vista faz parte de um “novo projeto extremamente complexo”, com base em estudos técnicos realizados por diversas secretarias da administração municipal.
A declaração foi feita durante a sessão da Câmara Municipal, na qual Candido participou da posse do vereador Dinho Alahmar (PL), ex-secretário de Governo. Segundo o prefeito, a decisão pela mudança do equipamento público foi tomada com base em critérios técnicos e contou com o envolvimento de órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Judiciário e a Polícia Militar.
“Trata-se de um trabalho técnico realizado a muitas mãos, com participação de várias secretarias e compartilhado com instituições públicas. A conclusão foi de que o melhor local seria aquele inicialmente indicado pelo Executivo”, afirmou Candido. “Não se trata apenas de uma troca de endereço, mas de um projeto amplo que busca mitigar o problema dos moradores em situação de rua, envolvendo diferentes setores da sociedade e do poder público.”
O prefeito destacou ainda que a mudança não será feita de forma imediata e criticou administrações anteriores, como a do ex-prefeito Edinho Araújo (MDB). “No nosso governo, esse problema não será varrido para debaixo do tapete, como foi feito nas gestões passadas. Mesmo sendo um tema delicado, ele precisa ser enfrentado com protagonismo pela prefeitura”, disse.
Candido também ressaltou que o projeto está condicionado à aprovação do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs), atualmente em tramitação na Câmara. Segundo ele, a iniciativa é necessária diante do déficit orçamentário de R$ 288 milhões herdado pela atual gestão. “Esse novo modelo depende da aprovação do projeto de PPPs para viabilização financeira”, explicou.
No mesmo dia, o prefeito se reuniu com o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), para tratar do tema. Candido citou como exemplo as ações adotadas pelo governo estadual na região da Cracolândia, em São Paulo, como referência de política pública. “É um modelo que vem sendo defendido pelo governo estadual e pela Prefeitura de São Paulo, e que pretendemos aplicar aqui em Rio Preto”, concluiu.