Redes Sociais

Política

UFSCar confirma três cursos para novo campus em Rio Preto

A previsão é que os novos cursos comecem em 2026. Veja quais são

Publicado há

em

Jeniffer Maciel/SMCS

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) definiu os três primeiros cursos que serão oferecidos no futuro campus de Rio Preto. Artes Cênicas, Produção Cultural e Arquitetura e Urbanismo foram as graduações escolhidas após processo de escuta junto à comunidade local e análise técnica da instituição.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) pela reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, durante reunião com o prefeito Fábio Candido (PL), no gabinete do Executivo municipal. O encontro marcou a etapa final de alinhamento técnico antes da instalação do campus, que deve iniciar as atividades em 2026, no prédio atualmente ocupado pelo Instituto Federal (IF).

De acordo com a reitora, a consulta à população foi concluída com sucesso, e os cursos selecionados apresentam potencial para futuras expansões. “Todos os cursos foram escolhidos com base em critérios técnicos e alinhamento com a demanda local”, afirmou.

O professor Danilo Giroldo, também presente na reunião, sugeriu o uso do Complexo Swift como espaço para núcleos de expansão do campus, especialmente os voltados à área cultural. A proposta será avaliada pela Prefeitura sob os aspectos jurídicos e urbanísticos.

Durante o encontro, o prefeito Fábio Candido anunciou ainda que a margem esquerda da represa municipal poderá passar por um amplo processo de requalificação urbana, inspirado no modelo do “Porto Madero”, em Buenos Aires. A proposta, que integra o projeto de retrofit da cidade, pretende transformar a região em um polo de vida noturna e cultural.

“A presença da UFSCar nesse projeto é estratégica e inspiradora para o futuro que queremos construir”, afirmou o prefeito.

A reitora destacou ainda que, com a estrutura docente prevista, o novo campus poderá receber não apenas os cursos inicialmente anunciados, mas também novos projetos acadêmicos a médio e longo prazo.

AS MAIS LIDAS