Região
Sanessol inaugura terceira Estação de Tratamento de Esgoto em Mirassol
A nova ETE do município eleva o índice de tratamento de esgoto na cidade de 80% para 100%
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fartura, em Mirassol, foi inaugurada na manhã de quinta-feira, dia 4. Com investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões, a instalação ocupa uma área de 15 mil metros quadrados e eleva o índice de tratamento de esgoto na cidade de 80% para 100%.
Segundo o diretor da Sanessol, Antonio Hercules Neto, a entrega é um marco histórico. “É importante resgatar que há 11 anos não existia tratamento de esgoto no município. Em poucos anos, foram construídos três sistemas, obras importantes para o desenvolvimento local, o aumento da qualidade de vida dos moradores e a preservação dos recursos naturais”, explica.
De acordo com o ranking da Universalização do Saneamento, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), que traz um mapeamento de 1.894 municípios do Brasil, apenas 51, de pequeno e médio portes, estão na categoria Rumo à Universalização. E Mirassol aparece entre as oito cidades na região Noroeste Paulista em destaque na pesquisa.
O prefeito de Mirassol, André Ricardo Vieira, destacou a notoriedade que o município ganhará no cenário nacional já que, de acordo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIs), a média brasileira é de apenas 42% do esgoto tratado. “É motivo de orgulho para nós, pois estamos entrando em um hall muito seleto de cem cidades que está cumprindo as regras de saneamento básico e também estamos entre as dez cidades do país que está tratando próximo a 100% do esgoto. É motivo de satisfação, pois sabemos que esta melhoria em nosso serviço de água e esgoto vai mudar de forma significativa a vida do cidadão mirassolense no quesito saúde”, afirma.
O novo sistema conta com a Estação de Tratamento de Esgoto, três estações de bombeamento e um emissário de mais de dois quilômetros para levar o esgoto dos imóveis até à estação. Com isso, os moradores dos bairros Condomínio Tedeschi, Condomínio Fartura, Centro, São José, Renascença, Vale do Sol, Miraflores, Cohab I, Parque da Nascente do São José, São Bernardo IV, San Diego poderão contar com o tratamento de esgoto. No total serão beneficiadas 11,5 mil pessoas.
A ETE tem capacidade para tratar cerca de 130 mil litros de esgoto por hora, com a expectativa de atingir uma eficiência de 97% a 99%, ou seja, no final do tratamento será removida praticamente toda a carga orgânica presente no esgoto.
- Cidades2 dias
Salão de eventos Garden Noor inaugura com grande festa em Rio Preto
- Cidades1 dia
Suspeito de homicídio em Mirassol, adolescente é apreendido pela PM
- Cultura1 dia
Jesus Day: mais de 30 mil pessoas são esperadas neste sábado
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 6 de setembro