Saúde
Bioestimuladores de colágeno: os novos queridinhos das mulheres
Indicado para ajudar na prevenção dos danos gerados na pele pela ação do tempo

Ter uma pele bonita e saudável é o desejo de muita gente que busca estar sempre de bem com o espelho. No entanto, a partir dos 30 anos de idade o corpo começa a perder colágeno, proteína responsável pela firmeza e a elasticidade da pele, o que resulta, inicialmente, em uma aparência cansada e, em estágios mais avançados de envelhecimento, em rugas profundas, marcas de expressão e flacidez.
As mulheres são as que mais sofrem com a perda dessa proteína, pois contam com uma quantidade menor de colágeno se comparada com a dos homens. Felizmente, os bioestimuladores de colágeno podem ajudar na prevenção e reparação de tais danos gerados pelo passar do tempo.
A estudante de psicologia, Adriana de Ornelas, 46 anos, conhece os bioestimulantes e admite que já fez algumas aplicações. “Não tenho problema em ficar velha, mas não quero ficar enrugada”. Seguindo os passos da mãe, a produtora audiovisual, Andressa de Ornelas, 26, diz que ainda não fez mas “faria o procedimento sim. Assim como minha mãe, tenho medo de envelhecer e de ter rugas. Acho importante cuidar da pele e deixa-la firme”, completa.
Para entender um pouco mais sobre os bioestimuladores de colágeno e como eles podem auxiliar na prevenção dos danos gerados na pele pela ação do tempo, conversamos com a dermatologista Joana Tebar Figueira.
* Para que servem bioestimuladores de colágeno?
Seria como um tratamento para aumentar a formação de colágeno e melhorar o colágeno já existente. Os bioestimulares são substâncias injetáveis que vão, a partir de respostas inflamatórias do organismo, estimular e recrutar células que produzem um novo colágeno, mais firme. Melhorando principalmente a flacidez da pele, promovendo resultado natural e duradouro.
* Depois de quanto tempo é possível ver os resultados?
Os resultados são vistos a partir de 20 a 30 dias depois da primeira aplicação. O número de aplicações depende do grau de flacidez do paciente e vão de 2 a 5 aplicações, com intervalos de 4 a 6 semanas de uma para a outra. Depois das aplicações é possível sentir uma firmeza maior, sensação de pele mais firme.
*Quando o tratamento deve iniciar?
Por ser um tratamento que vai aumentar a formação de colágeno e melhorar o colágeno já existente, não existe uma idade ideal para se começar. Essa avaliação é individual e varia de paciente para paciente. Mas a partir dos 30 anos já existe perda de colágeno. Pacientes com cicatrizes de acne, que tem uma flacidez ou fibrose local acabam tendo uma indicação mais precoce.
*Existe alguma contra indicação?
Não é um tratamento indicado para pessoas que tem algum tipo de doença do colágeno, como lupus, esclerodermia, que estejam com alguma infecção no local da aplicação, como acne, que estejam grávidas ou no período de lactação.
Para finalizar, Joana diz que “ os bioestimuladores são indicados para todos os tipos de pele e o procedimento pode ser feito tanto em mulheres como em homens. Sabe-se que a flacidez aparece mais tardiamente nos homens por conta de alguns fatores, como, por exemplo, a exposição ao sol”.
- Cidades1 dia
Morre a decoradora rio-pretense Célia Sestini
- Cidades2 dias
Explosão em churrasco fere cinco jovens na região de Rio Preto
- Cidades2 dias
Baep prende quadrilha de assaltantes a residências na região de Rio Preto
- Esportes17 horas
Grupo Zeta reúne 600 alunos na 5ª edição do Intermédio em Rio Preto