Saúde
‘Campanha Novembro Azul’ promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina
A ação tem como principal objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Começa nesta sexta-feira, dia 1°, em todo país a campanha ‘Novembro Azul’. A ação tem como principal objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Até o final de 2019, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão registrados mais de 68 mil casos da doença. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.
Segundo o responsável pelo serviço de urologia do Hospital de Base, José Carlos Mesquita, única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. “O câncer da próstata, por ser uma doença silenciosa na maioria dos casos quando o paciente sente os primeiros sintomas, o quadro já está avançando com menos possibilidade de cura. É um câncer que não existe prevenção daí a necessidade de um diagnóstico precoce. Descobrir antes dela se manifestar por exames preventivos”, explica.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. “Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal”, diz o Mesquita.
Segundo o médico urologista, o recomendando que homens a partir dos 45 anos devem fazer consultas anuais. “O tumor de próstata é mais comum nos pacientes mais velhos, quanto maior a idade, maior a chance de desenvolver este tipo de câncer. O exame de prevenção deve ser feito a partir dos 45 anos. Já naqueles pacientes, que já tiveram câncer de próstata na família, a recomendação é começar a fazer o exame de prevenção e rastreamento aos 40 anos”, afirma.
Prevenção
“Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, podem ajudar a diminuir o risco de câncer. É recomendado também evitar consumo excessivo de gordura animal. E, além desta alimentação protetora, a pratica de atividades físicas e a baixa obesidade são fatores importante na prevenção”, explica Mesquita.
- Cidades1 dia
Morre a decoradora rio-pretense Célia Sestini
- Cidades2 dias
Explosão em churrasco fere cinco jovens na região de Rio Preto
- Cidades2 dias
Baep prende quadrilha de assaltantes a residências na região de Rio Preto
- Esportes18 horas
Grupo Zeta reúne 600 alunos na 5ª edição do Intermédio em Rio Preto