Saúde
Agosto Azul e Vermelho: foco na saúde vascular
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel
O mês de agosto ensaiou seus primeiros passos e junto com ele, inúmeras são as oportunidades de mantermos em dia os cuidados e a atenção com a saúde vascular. O Agosto Azul e Vermelho, campanha instituída pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, representa o mês de conscientização do diagnóstico e do tratamento das doenças vasculares.
Como todos sabem, a doença venosa é extremamente prevalente em nossa população. Aproximadamente 20% a 30% da população brasileira sofre com varizes nos membros inferiores, que se caracterizam por veias dilatadas e tortuosas, responsáveis por sintomas como sensação de peso e dores nas pernas no final do dia, inchaço e formigamento nos pés.
Muito além de um problema apenas de caráter estético, a doença venosa crônica pode evoluir para quadros clínicos avançados, com surgimento de hiperpigmentação de pele, eczema e úlcera venosa. Esta última, comprovadamente, constitui uma importante causa de afastamento do trabalho, prejuízo na qualidade de vida e dificuldade na inserção social.
Além disso, a doença venosa também pode ser caracterizada por eventos tromboembólicos. Sentimos na pele durante a pandemia, o expressivo aumento da incidência de trombose venosa profunda e embolia pulmonar em nossa população, como resultado da tempestade inflamatória associada à presença do Coronavírus na mucosa pulmonar. A embolia pulmonar, caracterizada pela obstrução da circulação pulmonar por um coágulo sanguíneo, na maior parte das vezes, proveniente dos membros inferiores, constitui uma importante causa de internação hospitalar e de morte súbita.
Não podemos nos esquecer das doenças arteriais, como a aterosclerose, a estenose das artérias carótidas, as dilatações arteriais conhecidas como aneurismas e a má circulação, resultado do entupimento da circulação arterial periférica. Todo indivíduo a partir dos 50 anos, em especial quando portador de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, sobrepeso e obesidade, hábito de fumar e estresse, está sujeito a maior risco de doença arterial de origem aterosclerótica.
Diversos casos de isquemia cerebral transitória ou definitiva estão relacionados à obstrução das artérias carótidas, que constituem os segmentos arteriais localizados na região cervical, cuja perfusão é responsável pela oxigenação e pela atividade do parênquima cerebral. Além disso, os aneurismas de aorta, considerados de elevado risco para rotura arterial, podem evoluir para choque hipovolêmico grave de difícil resolução cirúrgica, quando diagnosticado tardiamente.
Com o aumento do sobrepeso e da obesidade, somos vítimas das complicações macro e microvasculares do diabetes mellitus. O mal perfurante plantar, úlcera localizada na base dos pés, constitui uma porta de entrada para infecções e pode ser responsável pela amputação do pé. Além disso, o paciente diabético apresenta obstrução arterial acelerada, com risco de evolução para isquemia arterial crônica e risco de perda do membro.
As doenças circulatórias podem ser diagnosticadas e prevenidas com o check-up vascular, que muitas vezes é postergado e pouco valorizado. Todas as doenças vasculares podem ser avaliadas com o check-up vascular, que além de necessário, pode ser realizado confortavelmente no próprio consultório médico. Recomenda-se que o check-up vascular seja efetuado pelo menos uma vez por ano. Para maiores informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.
Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).
-
Cidades1 diaDeic recupera 2º carro furtado e negociado por “Gordão” em Rio Preto
-
Cidades1 diaCondenado por estuprar a própria filha é preso em Rio Preto
-
Cidades24 horasFrentista é agredido com barra de ferro em Rio Preto
-
Política2 diasJustiça dos EUA aceita atuação do Brasil em processo contra Moraes
