Cultura
Cia. Cênica apresenta espetáculo “Terra abaixo, Rio acima” em Rubineia, Santa Fé do Sul e Jales
Peça da companhia de teatro rio-pretense é inspirada em histórias que cercam a construção de usina de Ilha Solteira e poderá ser conferida neste fim de semana, de graça
O espetáculo de teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de Rio Preto, percorre a região neste fim de semana, para três apresentações gratuitas, em Rubineia (sexta, dia 17), Santa Fé do Sul (sábado, 18) e Jales (domingo, 19). A apresentação em Rubineia será na Praça Osmar Novaes, às 17h, em parceria com a Prefeitura e o Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Em Santa Fé do Sul, acontece na Praça Salles Filho, às 20h, em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal da Cultura e Colégio Cecafe-COC. Já em Jales, o grupo encena a peça às 16h, na Praça João Mariano de Freitas, numa parceria com a Prefeitura e o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro.
Bebendo na fonte do realismo mágico, “Terra abaixo, Rio acima” inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, no Rio Paraná, Noroeste Paulista, concluída em 1978, e de moradores da região, como a lenda da Velha Barrageira e a Revolta do Arranca-Capim. A personagem principal é inspirada em Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso na antiga Rubineia, cidade inundada pelas águas do lago artificial da usina. Ele era conhecido na época por benzer e curar pessoas e animais. A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cia. Cênica misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço para o imaginário.
“Terra abaixo, Rio acima” é uma peça itinerante, em que plateia e elenco caminham juntos por cerca de 150 metros. Depois de cada apresentação, haverá um bate-papo com o público. Todas as atividades são gratuitas.
O projeto de circulação do espetáculo foi contemplado pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. A circulação seguirá até agosto e ao todo vai passar por 12 cidades. Ainda receberão o espetáculo as cidades de Piracicaba, Itapira, Atibaia, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Promissão, Peruíbe, Eldorado e Cananéia.
Segundo Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica, a proposta nesta circulação é levar o espetáculo a cidades que dialogam com o universo temático abordado pelo espetáculo, como o direito a terra, o desenvolvimentismo versus os modos de ser, viver e fazer tradicionais, além da memória e da preservação ambiental. Ele explica que o conceito do espetáculo repousa na ideia de que ainda há outros mundos possíveis.
“Terra abaixo, Rio acima” foi concebido em 2016 a convite do Festival Literário Paulista, em Iguape/SP, que naquele ano homenageou o escritor de literatura fantástica Murilo Rubião. Desde então, tem circulado por unidades do Sesc São Paulo, além de marcar presença em festivais, com críticas positivas, como o FIT – Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (SP), Festara – Festival de Teatro de Araçatuba (SP), Fenata – Festival Nacional de Teatro – Ponta Grossa (PR) e Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba (SP). Neste ano, a peça já passou por nove cidades viajando pelo Circuito Sesc de Artes.
SINOPSE:
O progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. Em um dia daqueles, em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. O espetáculo tem como ponto de partida o realismo mágico e é inspirado em histórias colhidas no Noroeste Paulista.
SERVIÇO:
Espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, através do ProAC (Programa de Ação Cultural)
Grátis
Rubineia
Data: 17 de maio, sexta-feira, 17h
Local: Praça Osmar Novaes
Parceria: Prefeitura Municipal de Rubineia e Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Santa Fé do Sul
Data: 18 de maio, sábado, 20h
Local: Praça Salles Filho
Parceria: Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, Secretaria Municipal da Cultura e Colégio Cecafe-COC
Jales
Data: 19 de maio, domingo, 16h
Local: Praça João Mariano de Freitas
Parceria: Prefeitura Municipal de Jales e Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro
-
Cidades7 horasInfluenciadora de Rio Preto é presa sob suspeita de lavar R$ 100 milhões
-
Cidades1 diaPolícia apura morte de bebê de 5 meses em Rio Preto
-
Cidades1 diaMenina de 6 anos morre após ser pisoteada por cavalo em Rio Preto
-
Cidades7 horasIdoso é assassinado com 56 facadas em Rio Preto; jovem é presa
