Redes Sociais

Cidades

‘Estacione Digital’ chega a 40 mil usuários em Rio Preto

Aplicativo implantado em Dezembro do ano passado traz facilidade e vantagem aos usuários

Publicado há

em

O aplicativo ‘Estacione Digital’ chegou à marca de 40 mil usuários nesta semana em Rio Preto. Desde que foi implantando, em Dezembro do ano passado, o app do sistema de estacionamento rotativo facilitou a vida dos usuários. Uma das vantagens é a possibilidade de usar o cartão da Área Azul de forma fracionada, com os cartões impressos isto não era possível.

Além das vantagens, o aplicativo trouxe uma economia aos cofres públicos, isto por que, não é necessário o gasto com a impressão dos talões, como explica Rodrigo Juliano, diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb). “A economia estimada é de R$ 104.8 mil ao ano”, explica. Outra vantagem do ‘App’ é a eficiência do sistema antifraude. “Desde que foi lançado, não detectamos nenhum tipo de irregularidade.

O sistema foi projetado com estrutura antifraude e mantemos as atualizações constantes”, diz Rodrigo. A estudante Isabela Mendes de Souza, de 24 anos, fala da praticidade do aplicativo. “É bem mais simples e rápido, não depende daquela incansável procura do agente da área azul. E melhor de tudo, fracionou o período de tempo. Antes uma parada de menos de uma hora acabava usando um cartão de duas horas. Agora além da praticidade, tem a facilidade do fracionamento”, diz. Mesma opinião tem a psicóloga Ana Julia Scaramelli, de 28 anos. “Não uso com muita frequência, mas poucas vezes que precisei achei bastante prático e eficiente. Não tem mais aquela perda de tempo em procurar o fiscal, só acionar assim que estacionar”, afirma.

A estudante Tauana Freitas Casagrande, de 28 anos, aponta a praticidade do aplicativo como maior vantagem, mas para ela, o horário poderia ser ainda mais fragmentando. “Achei o aplicativo bastante simples e fácil de manusear. Um fator positivo é usar o cartão de crédito. Pois, às vezes na correria quando chegava ao local, percebia que não tinha dinheiro em espécie, apenas cartão. Tinha que mudar de lugar para não ser multada. E a vantagem do acionado sem procurar o fiscal. Mas ainda acho que poderiam fragmentar o horário para períodos menores como 30 minutos” diz.

Questionado sobre o fracionamento para períodos inferiores a 60 minutos, Rodrigo Juliano, diz que por enquanto não haverá alterações no sistema. “Vamos manter as opções de duas horas e uma hora”, explica.

Tolerância

O usuário do estacionamento Rotativo de Rio Preto contará com tolerância de 5 minutos para se regularizar na modalidade de pré-utilização. O aviso será efetuado pelos fiscais de estacionamento Rotativo e inserido no para-brisas do veículo a partir da fiscalização informando a necessidade de regularização e o tempo da utilização.

Taxa de Pós-utilização

O Usuário do estacionamento Rotativo de Rio Preto contará com o sistema de pós-utilização. Oportunidade para o motorista notificado regularizar o uso da vaga e não ficar sujeito a multa. Depois de gerado o aviso de tolerância de cinco minutos, caso o usuário não regularize a situação do veículo com crédito/cartão ou retire o veículo da vaga, fica sujeito a notificação de pós-utilização. Após ser notificado, o motorista terá prazo de duas horas úteis para pagar a pós-utilização por vaga do Centro ou três horas úteis para vagas da Redentora – a exemplo do tempo máximo de permanência nas vagas de cada local.

As notificações são acompanhadas de fotos georreferenciadas do veículo e local da infração e não sendo efetuado o pagamento são encaminhadas automaticamente para Secretaria de Trânsito para que os agentes responsáveis validem o auto de infração. Se notificado, o usuário não conseguirá habilitar crédito enquanto estiver no tempo da Notificação da Pós -utilização, somente conseguirá efetuar o pagamento dentro do tempo determinado após a notificação pelo fiscal. Usuários do sistema E-Digital (App e Portal) serão notificados sobre o tempo de tolerância e sobre a emissão de pós-utilização via e-mail e aplicativo.

Também serão colocadas versões impressas dessas notificações nos carros. Os agentes da GCM continuarão autorizados a multar os motoristas que não retirarem o veículo da vaga após o tempo regulamentado. No comprovante gerado pelo fiscal constam orientações para que o veículo seja retirado da vaga após transcorrido o tempo do ticket, assim como um alerta para a possibilidade de autuação.

Desrespeitar o estacionamento rotativo é uma infração considerada grave, 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

Sistema

O sistema Estacione Digital pode ser acessado pelo aplicativo Estacione Digital ou pelo portal da Prefeitura (Utilidade Pública >> Estacione Digital >> Acesse o Serviço). Nos dois ambientes virtuais é possível comprar créditos, cadastrar veículos e utilizar as horas de estacionamento rotativo. Vídeos com orientações sobre como fazer uso do sistema (instalação, cadastro e utilização) estão disponíveis no Portal da Prefeitura (Utilidade Pública >> Estacione Digital >> Acesse o Serviço >> Informações) ou ainda pelo canal “Estacione Digital” no Youtube

AS MAIS LIDAS