Redes Sociais

Cidades

Pela 1ª vez, rede municipal de ensino de Rio Preto têm aulas de robótica

75 alunos das escolas Roberto Jorge Luiz Jacob receberão aulas três vezes na semana no prédio do Instituto Federal

Publicado há

em

Uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto, por meio secretaria de Educação e o Instituto Federal de São Paulo, permitirá que 75 alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, façam aulas de robótica, com objetivo do desenvolvimento do raciocínio lógico, através de programações de robótica e jogos digitais.

Segundo a coordenadora do projeto Luciane Cavalcanti, que é doutora em Ciências na área Física Computacional, a programação ajuda as crianças não só a aprender a solucionar problemas, como também auxiliam no aprendizado de disciplinas comuns da grade curricular.

“Pesquisas revelam que ao programar as crianças aprendem a solucionar problemas, a comunicar suas ideias e planejar e estruturar projetos. Habilidades úteis para o mercado de trabalho e para a vida”, explica.

Os 75 alunos das escolas Roberto Jorge e Jacob receberão as aulas três vezes na semana às segundas, quintas e sextas-feiras no prédio do Instituto Federal.

Os alunos envolvidos foram apresentados ao projeto na segunda-feira, dia 2 de maio. Participaram de atividades de iniciação com uso da plataforma Khan Academy e a Hora do Código, gerenciados em turmas, com seus respectivos professores para o acompanhamento das atividades e o ranking da gamificação logo nesta primeira etapa.

Os alunos terão acesso aos seguintes conteúdos:

•          Programação de Jogos com Scratch

•          Projetos de Eletrônica e Automação com Tinkercad

•          Robótica com Lego

•          Programação com Arduino e linguagem C

•          Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática e Olimpíada Brasileira de Robótica

•          Atividades Autônomas de Projeto

•          Apresentação de projetos

AS MAIS LIDAS