Redes Sociais

Cidades

Sem desconfiar, autônoma faz série de Pix para criminoso e cai em golpe

Vítima tentava comprar veículo em plataforma na internet, já conhecida por ser palco de ações de golpistas

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa

Uma rio-pretense caiu em um golpe comum e acabou com prejuízo considerável nesta quarta-feira (6). De acordo com informações do boletim de ocorrência, a autônoma de 35 anos, moradora do bairro João Paulo II, foi enviando pagamentos ao ‘anunciante’ de um carro e só se deu conta de que estava sendo enganada devido a demora para receber o veículo que tentava comprar.

Na delegacia, declarou que “viu o anúncio de Golf pelo valor de R$ 15 mil pelo ‘Market Place’ do Facebook [plataforma onde constantemente acontecem tentativas de golpe] e passou a negociar com uma desconhecida via WhatsApp. Em determinado momento, a mulher lhe passou um contato de alguém que seria o proprietário do automóvel, para que tratasse do negócio diretamente com ele”.

Assim ela fez e o estelionatário passou a lhe solicitar vários pagamentos, que seriam referentes à despesas de cartório. A rio-pretense realizou então, sem questionar ou desconfiar, cinco transferências via Pix para contas aleatórias (todas com nomes diferentes do ‘vendedor’), que totalizaram prejuízo de R$ 4.990,80 mil.

Ela salienta que “desconfiou que se tratava de um golpe quando ficou aguardando a entrega do automóvel, o que não aconteceu e o ‘vendedor’ não lhe respondeu mais nenhuma mensagem. Além do prejuízo financeiro, acabou por fornecer dados cadastrais, fotos de documentos pessoais e registrou a queixa também para se proteger caso haja utilização indevida destes dados”.

A autônoma foi orientada quanto ao prazo de seis meses a que tem direito a entrar com representação criminal (processo) contra os envolvidos. Este prazo só passa a contar quando os criminosos cibernéticos forem devidamente identificados. A documentação terminou enviada à delegacia correspondente a área dos fatos, onde o casos será investigado.

AS MAIS LIDAS