Redes Sociais

Cidades

Ponto de Apoio do Jardim Conceição será desativado

Resíduos deverão ser entregues na unidade do Jardim Nazareth, a partir do dia 6 de maio

Publicado há

em

Divulgação/Pref. Rio Preto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo informa que, a partir do dia 6 de maio, o Ponto de Apoio do Jardim Conceição será desativado. Os munícipes que utilizavam o local para descarte deverão levar seus resíduos até o ponto de apoio do Jardim Nazareth, localizado na Av. Solon da Silva Varginha, 374 – Jardim Nazareth. O ponto de apoio funciona todos os dias das 8h30 às 11h e das 12h às 18h.

Sobre os Pontos

Os pontos de apoio são espaços criados pela Prefeitura para a captação de pequenas quantidades de resíduos da construção e demolição – RCD (menos de 1m³), além de volumosos sem condições de uso.

Atualmente são 16 Pontos de Apoio em Rio Preto, eles são áreas públicas cercadas e estruturadas, onde resíduo da construção dos pequenos geradores pode ser recebido e separado antes da sua correta destinação final. Nesses locais os resíduos são separados em classes A,B e volumosos (sofás, eletrônicos, podas de galhos, etc).

Vale lembrar que é proibido o descarte, lançamento ou abandono de entulhos, dejetos e resíduos de qualquer espécie e vias, calçadas, áreas verdes, áreas públicas e particulares. Conforme previsão da Lei 9393/2004, Leis Complementares 504/2016 e 650/2021. Sujeito a multa que pode variar de R$766,90 a R$7669,00.  Os Pontos de Apoio são geridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e operados pela Secretaria Municipal de Serviços Gerais.

O que pode levar ao Ponto de Apoio:

Madeira, plástico, metal, vidro, papel e papelão, restos de podas de árvores, móveis sem condições de uso, eletrodomésticos sem condições de uso, materiais cerâmicos (tijolo, blocos, pisos, azulejos etc.), além de pequenas quantidades de resíduos da construção e demolição (até 1m³).

O que não pode levar ao Ponto de Apoio:

Grandes quantidades de resíduos da construção e demolição (mais de 1m³), lixo doméstico, lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentistas, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc.), animais mortos.

Lista completa com os pontos de apoio: https://novoportal.riopreto.sp.gov.br/pontodeapoio

AS MAIS LIDAS