Cultura
Bloco da Capivara espera público de 50 mil pessoas na Redentora
Com programação gratuita, homenagem a Yolanda Bassitt e arrecadação solidária, folia começa nesta sexta-feira (28) e se estende até domingo (2)

São José do Rio Preto já está no ritmo carnavalesco e um dos maiores agitos da folia rio-pretense será o Bloco da Capivara, a partir desta sexta-feira, dia 28. O bloco invade a Redentora, na XV de Novembro, entre as ruas Cila e Mirassol. Em 2025, ele se consolida como uma das maiores manifestações culturais da cidade, oferecendo uma experiência completa e gratuita para toda a família, com música, segurança, inclusão e ação social. Serão três dias de festa: sexta, sábado e domingo.
A programação musical está recheada de atrações que prometem embalar a folia. Na sexta-feira, quem abre os trabalhos é Cris Duarte & Banda Diga Bahia, trazendo todo o gingado do axé e samba-reggae, seguidos pelo contagiante Samba dos Pretos.
No sábado, é a vez de George Roque e Mila Menin comandarem o palco com apresentações cheias de energia. No domingo, a festa começa cedo com a Banda Pluft, seguida da Banda Aquarela, um projeto de contraturno escolar do Centro Social Estoril, que atende mais de 120 crianças e fará sua primeira apresentação fora da associação.
Para fechar a edição, RP Music garante um encerramento de tirar o fôlego e um grande momento de apoteose, recebendo escolas de samba com passistas, mestre-sala e porta-bandeira, resgatando a tradição do Carnaval. DJs animam todos os dias, garantindo que a música nunca pare entre as atrações principais.
Além das atrações principais, DJs garantem a animação da folia todos os dias, mantendo a energia elevada entre um show e outro.
Homenagem
Neste ano, em que o Carnaval acontece em março, no Mês da Mulher, a organizadora Flávia Costa homenageará a icônica Yolanda Bassitt. Além de ser um símbolo de protagonismo feminino, Yolanda sempre viveu e celebrou o Carnaval, tornando essa homenagem ainda mais significativa para a cidade e para a folia.
Yolanda foi a primeira mulher a presidir entidades como a Acirp e o Harmonia Tênis Clube, além de fundar a escola de samba Sambacitrus, conectando sua paixão pelo Carnaval à cultura local. A homenagem reforça o compromisso do Bloco com a valorização do protagonismo feminino e da memória cultural da cidade.
Parada de Carnaval
Outra grande novidade do Bloco da Capivara para 2025 é a realização da Parada de Carnaval, que ocorrerá no sábado, pela primeira vez. Será um verdadeiro espetáculo a céu aberto que promete levar ainda mais cor, música e energia para as ruas da Redentora.
A produção da Parada ficará a cargo de Alex D’Arc, renomado produtor e diretor artístico, conhecido por seu trabalho à frente de grandes desfiles, performances e eventos culturais pelo Brasil. Com uma estética vibrante e um olhar refinado para o Carnaval, Alex D’Arc trará toda sua experiência para transformar a avenida em um palco de criatividade e magia. Será um momento único para quem ama o Carnaval em sua essência, misturando dança, figurinos incríveis e muita interação com o público!
Infraestrutura
Com uma infraestrutura pensada para oferecer conforto e comodidade aos foliões, o Bloco contará com praça de alimentação, espaço Kids gratuito todos os dias, além de uma programação especial no domingo voltada às crianças. A segurança é uma prioridade, com monitoramento e equipes treinadas para garantir uma festa tranquila para todas as idades.
O evento também contará com banheiros distribuídos pelo espaço, garantindo mais praticidade para os foliões. Além disso, diversas marcas parceiras estarão presentes com ativações interativas, oferecendo brindes e experiências exclusivas para quem participar da festa.
Papel social
O Bloco da Capivara também reforça seu papel social com a Entrada Solidária, convidando os foliões a levarem 1 kg de alimento não perecível, que será doado para a Associação Madre Teresa de Calcutá, instituição que presta assistência a famílias em situação de vulnerabilidade na cidade. Além disso, o Bloco recebe a importante campanha “Não é Não”, em parceria com o Instituto Maria na Comunidade, reforçando a conscientização contra o assédio e garantindo um espaço seguro para as mulheres.
Para Flávia Costa, advogada, produtora de eventos e organizadora do Bloco da Capivara, o evento é muito mais do que uma festa: “Criamos um Carnaval que resgata o verdadeiro espírito do bloco de rua, onde todas as pessoas possam curtir com segurança e respeito. Mas, além disso, o Bloco da Capivara é sobre comunidade, cultura e solidariedade. Ver essa festa crescer e impactar positivamente Rio Preto é o que nos motiva a cada ano.”
Flávia Costa, advogada e organizadora do Bloco da Capivara
SERVIÇO
Bloco da Capivara 2025
Dias: 28 de fevereiro, 1º e 2 de março
Horários: sexta-feira a partir das 18 horas; sábado e domingo a partir das 16 horas
Local: Na Redentora, na XV de Novembro, entre as ruas Cila e Mirassol
Evento gratuito para todas as idades
- Cidades2 dias
Rapaz desaparece quando voltava para casa em Rio Preto
- Cidades2 dias
Comerciante morre no hospital em RP após mais de uma semana internado
- Cultura2 dias
Filme de Reinaldo Volpato tem lançamento nacional no Riopreto Shopping
- Cidades2 dias
Em Rio Preto, suspeito é preso por tráfico, agride policiais e tenta fugir