Redes Sociais

Política

Coronel Fábio Candido toma posse como prefeito de Rio Preto

Eleito no dia 27 de outubro, com 123.349 votos, o ex-comandante do CPI-5 obteve 59,97% dos votos válidos

Publicado há

em

Divulgação/ SMCS Rio Preto

O coronel Fábio Candido, que integra a reserva da Polícia Militar, é o novo prefeito de São José do Rio Preto. Após fazer o juramento oficial, o ex-comandante do CPI-5 tomou posse na manhã desta quarta-feira, 1º de janeiro, como o 34º prefeito eleito da história do município. Durante a cerimônia, também tomou posse como vice-prefeito, após juramento, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Fábio Marcondes.

No dia 27 de outubro, o coronel foi eleito com 123.349 votos (59,97% dos votos válidos). Ele vai administrar o Poder Executivo Municipal a partir desta quarta-feira para um mandato de quatro anos, que segue até o 31 de dezembro de 2028.

A cerimônia oficial de posse foi realizada nesta manhã, no Plenário da Câmara Municipal. Após o encerramento, o prefeito e o vice seguiram para a Prefeitura, onde foi realizada cerimônia de nomeação de secretários.

“Inicialmente é a Deus que preciso agradecer, e também, à nossa população e a minha família, que tanto suportou durante a campanha eleitoral. Defendo, sim, valores e princípios conservadores e é por meio desses princípios e valores que vamos conquistar nossos objetivos. Será um governo pautado pela integridade”, declarou o novo prefeito durante o discurso de posse.

Quem também discursou durante a cerimônia foi o vice-prefeito. “Aprendi que na vida pública precisamos ser líderes e servos ao mesmo tempo. Juntos, o coronel e eu, vamos servir e amar a nossa cidade sem medidas ao longo do nosso mandato”, disse Marcondes durante seu pronunciamento no Legislativo.

Biografia

Fábio Rogério Candido nasceu em São José do Rio Preto, em 12 de julho de 1972, e passou a infância na Vila Sinibaldi. É filho de Cláudio Candido, que foi soldado da Força Pública e ingressou na instituição no início década de 1960, e da senhora Odair Candido (Dona Dá), que na década de 1970 era conhecida por vender queijos pelo bairro.

Aos 15 anos, ingressou na Polícia Militar, por meio da Academia de Polícia do Barro Branco. Frequentou o Curso de Formação de Oficiais e foi declarado Aspirante a Oficial em 1993.

Em 36 anos de carreira como policial, atuou em diferentes áreas na Polícia Militar, desde a atividade operacional, como comandante de Força Patrulha e comandante de pelotão do Tático Móvel, até na formação de comandantes, na Academia do Barro Branco. Foi coordenador de Policiamento e comandante de Batalhão.

O novo prefeito de Rio Preto é mestre e doutor em Segurança Pública.

Em 2019, assumiu como Comandante do Policiamento do Interior 5 (CPI-5) e, em 2022, ingressou na carreira política, quando disputou a eleição para deputado estadual, obtendo 38.463 votos. É casado com Joseane Cândido e pai de Otávio, de 12 anos.

AS MAIS LIDAS