Redes Sociais

Política

Vereadores de Rio Preto rejeitam convocação de secretária da Educação

Proposta de Renato Pupo (Avante) para que Renata Azevedo explicasse falta de servidores foi derrubada por 10 votos a 6

Publicado há

em

Divulgação TV Câmara

A Câmara de Rio Preto rejeitou, durante a sessão desta terça-feira (11), o requerimento de convocação da secretária municipal de Educação, Renata Azevedo, apresentado verbalmente pelo vereador Renato Pupo (Avante). O pedido, que tinha como objetivo cobrar esclarecimentos sobre a falta de servidores na área, foi rejeitado por dez votos contrários e seis favoráveis. Outros seis parlamentares estavam ausentes no momento da votação.

De acordo com Pupo, a solicitação foi motivada pelo caso de um aluno de oito anos, diagnosticado com diabetes tipo 1, que estaria sem acompanhamento adequado na escola. “Estamos falando de uma criança que não tem como avisar a professora quando está em crise de hipoglicemia. A mãe me procurou, falei com a secretária, e em setembro ela disse que o problema seria resolvido. Agora, em novembro, afirma que não há esse tipo de funcionário e que não há previsão de contratação”, disse o vereador.

Pupo também relatou que a Secretaria de Educação notificou a mãe do aluno devido ao número de faltas, informando que o estudante poderia ser reprovado. “Essa mãe não manda o filho para a escola por medo, e agora ele vai perder o ano? Isso é uma injustiça”, afirmou.

Votação

Votaram a favor da convocação os vereadores João Paulo Rillo (sem partido), Jorge Menezes (PSD), Odélio Chaves (Podemos), Pedro Roberto (Republicanos) e Alexandre Montenegro (PL), além do próprio Pupo.

Foram contrários ao pedido os vereadores Francisco Júnior (União Brasil), Jonathan Santos (Republicanos), Marcelo Renato (Novo), Rossini Diniz (MDB), Alex de Carvalho (PSB), Bruno Marinho (PRD), Celso Peixão (MDB), Dr. Tedeschi (PL), Professor Tadeu (União Brasil) e Paulo Pauléra (Progressistas).

Estavam ausentes do plenário Felipe Alcalá (PL), Jean Dornelas (MDB), Cabo Júlio Donizete (PSD), Márcia Caldas (PL), Abner Tofanelli (PSB) e Bruno Moura (sem partido).

O presidente da Câmara, Luciano Julião (PL), não vota nesse tipo de proposta.

Próximos passos

Após a votação, Pupo lamentou o resultado e informou que vai reunir a Comissão Permanente da Criança e do Adolescente da Câmara para discutir o caso. “Seja por convite ou convocação, vamos cobrar explicações da secretária Renata Azevedo sobre a atenção a crianças com problemas de saúde dentro das escolas”, concluiu o vereador.

AS MAIS LIDAS