Redes Sociais

Política

Saúde de Rio Preto elabora plano para encontrar pessoas no mutirão da catarata

Pessoas não estão sendo encontradas para as cirurgias gratuitas

Publicado há

em

Ads

Com forte queda no número de adesões, a Secretaria de Saúde de Rio Preto, anuncia na manhã desta quarta-feira, dia 21, como pretende encontrar pacientes que ainda não realizaram cirurgias de catarata. O secretário de Saúde, Aldenis Borim, convocou coletiva com a imprensa para apresentar os atuais números de cirurgias feitas pelo município, e que segundo o governo, estão abaixo da meta.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, desde o dia 29 de outubro, um mutirão de cirurgias de cataratas. A expectativa é de que sejam realizadas 2.840 cirurgias, com recursos adquiridos, no valor de R$ 3,2 milhões, do Projeto de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, que destina a verba aos Estados e esses repassam aos municípios. O mutirão deve ser finalizado em 31 dezembro.

O anúncio foi feito no dia 26 de outubro, durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito. Participaram o vice-prefeito, o secretário de saúde Aldenis Borim e vereadores, além do provedor da Santa Casa, Nadim Cury, e o diretor do Hospital D'Olhos, Carlos Figueiredo.

“Vamos enfrentar esse problema com tranquilidade e responsabilidade, como gestores que somos. É uma grande vitória para o município esse mutirão”, disse o prefeito na ocasião.

Ads

As cirurgias do mutirão serão realizadas por convênio com a Santa Casa. O Hospital D'Olhos será responsável por fazer mil cirurgias em acordo com a Santa Casa. Os pacientes selecionados aguardam na fila e já estão sendo convocados por telefone. Atualmente, existe uma demanda reprimida para essa cirurgia em Rio Preto, com filas de espera de até seis meses. Com o mutirão, a demanda deve ser suprimida.

“Quando assumimos a gestão, tínhamos cinco mil olhos para a cirurgia de catarata em demanda reprimida. Fizemos 2,3 mil cirurgias a mais que a nossa rotina e a doença limita muito as atividades cotidianas. Então, o mutirão é uma demanda muito necessária”, disse o secretário de saúde.

Interessados em realizar a cirurgia de catarata pela rede pública municipal deviam procurar inicialmente uma unidade básica de saúde, onde passaria por consulta com o clínico geral. Depois, havendo a necessidade, o paciente era encaminhado ao oftalmologista, no Centro Médico de Especialidades, ou nos demais prestadores de serviços. Com a confirmação do diagnóstico, o paciente entra na fila.
 

 

Deixe um comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AS MAIS LIDAS