Redes Sociais

Saúde

Clínica faz exames de mama gratuitos para mulheres do Instituto dos Cegos

No primeiro semestre de 2025, o estado de SP registrou mais de 350 mil procedimentos ambulatoriais e 13,3 mil internações relacionadas à doença

Publicado há

em

Divulgação

Um relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) no início da semana apontou que, ainda neste ano, são estimados 73.610 novos casos de câncer de mama no Brasil. É o tipo mais incidente entre as brasileiras (excluindo o de pele não melanoma) e também a principal causa de morte por câncer na população feminina.

São Paulo lidera o país em diagnósticos absolutos de câncer de mama, com o maior número de casos em 2023 (65.283). No primeiro semestre de 2025, o estado registrou mais de 350 mil procedimentos ambulatoriais e 13,3 mil internações relacionadas à doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce e de hábitos saudáveis para a prevenção.

Em alusão ao Outubro Rosa, o Ultra-X Medicina Diagnóstica promove uma série de ações em Rio Preto para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma das principais atividades será no próximo dia 11, sábado,  quando 30 mulheres atendidas pelo Instituto dos Cegos realizarão mamografias gratuitas na clínica.

Segundo Regiane Pires, responsável técnica do Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores, a ação já acontece pelo terceiro ano consecutivo. “São 30 exames de mamografia, sendo 25 para usuárias e 5 para colaboradoras do Instituto. Esse trabalho em parceria com unidades é de grande relevância, pois oferece um serviço de utilidade pública e fortalece a rede de cuidados à saúde feminina.”

Informação e Conteúdo

Durante todo o mês, a médica especialista em diagnóstico por imagem Luciana Tajara gravou conteúdos educativos sobre a necessidade do rastreamento.

“É essencial que as mulheres entendam que o autocuidado deve começar cedo. Exames de rotina podem salvar vidas”, afirma.

Com a programação do Outubro Rosa, o centro de diagnóstico reforça sua presença na região e busca impactar diretamente a vida de centenas de mulheres por meio de informação, prevenção e ações práticas.

(Divulgação)

AS MAIS LIDAS