Cidades

Rio Preto não registra nenhum novo caso positivo de corona vírus

Casos são os mesmos 16 registrados domingo, dia 29

Rio Preto não registrou aumento do número de casos positivos para o Corona vírus entre domingo, dia 29 de março, e segunda-feira, dia 30. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Aldenis Borin, durante entrevista coletiva através de teleconferência. Domingo foram registrados 16 casos e esse número permanece nesta segunda-feira. A cidade tem, no entanto, 324 casos suspeitos. Mas destes, 88 foram descartados após exames e outros 198 continuam aguardando o resultado dos exames. 


Borin mostrou um gráfico da evolução da doença. Na primeira semana em que os suspeitos foram submetidos a exames clínicos, a cidade registrou um caso. Na segunda semana, eram 7 e na terceira semana, são 16. Desse total, 37% estão internados e três estão em UTIs. As notificações também caíram na última semana. Segundo ele, entre os dias 27 e 30 de março eles caíram de 56 para 47. O secretário ressaltou que nem todos os casos que são investigados dão positivo para a doença. Essa é a explicação para a diminuição dos suspeitos. As pessoas internadas esperando o resultado 55% têm menos de 60 anos. Apenas 45% estão acima dessa idade.


Rio Preto tem um total de 1475 leitos hospitalares. Destes, 728 pertencem ao SUS e 747 à rede privada. São 205 leitos de UTIs geridos pelo SUS e 86 pela rede privada, num total de 291 à disposição. Não há uma diferença entre leitos para adultos e crianças. O secretário confirmou que desde o início do registro de casos em Rio Preto duas pessoas estão curadas da doença. Im homem acima dos 60 anos e uma mulher de 28 anos. O secretário enfatizou que a cidade vive a transmissão comunitária. Portanto, é importante a higiene pessoal. Nesse momento, as pessoas podem estar infectadas, sem sintomas, e podem transmitir o vírus sem saber. A higiene, segundo ele, deve ser feita lavando as mãos com água e sabão ou com o uso do álcool em gel.

Ele reafirmou a necessidade da distância entre as pessoas quando for necessário o deslocamento. Outra informação relevante é o da vacinação contra o vírus Influenza. Até o final da tarde de segunda-feira, dia 30 de março, 53.733 pessoas foram vacinadas; São 46.207 pessoas acima de 60 anos, um total de 80,53% do grupo de risco e 6.363 profissionais da saúde, ou 38,5% do grupo de risco.

Por Rubens Celso Cri em 30/03/2020 18:26