Redes Sociais

Cidades

‘Arteiras’ realizam feirinhas de artesanato na Praça Santa Apolônia

A ação é uma iniciativa do CRAS Schmitt por meio do Plano de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Rio Preto

Publicado há

em

Famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do distrito de Engenheiro Schmitt, realizam Feira de Artesanato na Praça Santa Apolônia durante o mês de julho, com apoio da paróquia local. A proposta foi desenvolvida através do curso de artesanato, ofertado por meio do Plano de Inclusão Produtiva — programa que visa a retomada econômica pós-pandemia no município, para amenizar os agravos causados pela covid-19 por meio de capacitação para geração de renda das famílias atendidas.
 

Com início em fevereiro de 2022, a Inclusão Produtiva é uma ação intersecretarias do Comitê de Retomada Econômica, sob responsabilidade da Assistência Social em parceria com a FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). Dentre os diversos cursos voltados para a temática do desenvolvimento humano e áreas específicas está o de Artesanato, que ganhou destaque na região do distrito.
 

Segundo a coordenadora Silvana Delfino, a feirinha foi pensada como um dos produtos e etapas do curso. “A proposta foi de acordo com a demanda que algumas famílias trouxeram para nós, pois elas já estavam desenvolvendo técnicas de artesanato; e para gerar renda havia a necessidade de comercializar seus próprios produtos”, comentou.
 

A ação também vai facilitar a participação de demais pessoas que residem no território e têm vivência com artesanato, visando a integração e o fortalecimento dos vínculos comunitários.

 

Atualmente, o grupo é formado por 10 arteiras que confeccionam itens de decoração, utilitários, plantas, acessórios e culinária.

 

A feirinha na Praça Santa Apolônia terá dois dias de funcionamento durante o mês de julho:  9/7 (sábado) das 9h às 16h e no dia 30/7 (sábado) das 8h às 16h, sendo que a última data foi pensada considerando ser o dia da viagem mensal do Trem Caipira, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  ocasião que reúne um grande número de pessoas para o passeio, dando mais visibilidade do trabalho do grupo.  Será a 30ª viagem do Trem Caipira.

 

AS MAIS LIDAS