Cidades
Integrante de facção é preso em Rio Preto por ataques na BA
Operação tem como foco desarticular núcleos operacionais da facção que atuam dentro e fora da Bahia

Um homem de 31 anos, apontado como membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV), foi preso nesta quarta-feira (14/5), no bairro Residencial Palestra, em São José do Rio Preto (SP). A prisão foi feita por equipes da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Deinter- 5, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), que cumpriram mandado expedido pela Vara das Garantias de Salvador, na Bahia.
De acordo com a Polícia Civil baiana, o suspeito é investigado por participação direta nos ataques ocorridos em abril deste ano no bairro do Lobato, na capital baiana. Na ocasião, cerca de 60 criminosos armados com fuzis e outras armas de grosso calibre invadiram a região, incendiaram carros — incluindo uma viatura descaracterizada da Polícia Civil — e criaram um clima de terror na comunidade. O ataque seria uma resposta a operações policiais que resultaram na morte de integrantes da facção dias antes.
As ações violentas levaram à deflagração de uma força-tarefa pelas autoridades baianas, que, com apoio de setores de inteligência, identificaram diversos envolvidos e solicitaram prisões temporárias em vários estados. A operação tem como foco desarticular núcleos operacionais da facção que atuam dentro e fora da Bahia.
O homem preso em Rio Preto tem uma ficha criminal extensa e, segundo as investigações, estaria envolvido em crimes de roubo majorado, incêndio, dano qualificado e associação criminosa. Ele foi levado à unidade da Polícia Civil local, onde passou por trâmites legais e permanece à disposição da Justiça, aguardando transferência para o estado da Bahia.