As Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) da região de Rio Preto agora estão todas sob a direção de delegadas de polícia. A mudança, implementada recentemente, representa um avanço na valorização da presença feminina nas unidades especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência.
A medida foi publicada ontem (1º) no Diário Oficial do Estado e já está valendo. Na região, foi adotada pela Seccional de Polícia Civil de Rio Preto e segue uma tendência de fortalecer o acolhimento e a escuta qualificada nas DDMs, com mais sensibilidade e identificação no trato com as vítimas.
As Delegacias da Mulher têm papel fundamental na apuração de crimes como violência doméstica, estupro, ameaças e lesões corporais, oferecendo também suporte às vítimas por meio de parcerias com serviços de assistência social e psicossocial.
Com a nomeação de delegadas para o comando das unidades, a expectativa é de aprimorar ainda mais a atuação das DDMs na proteção e garantia de direitos das mulheres da região.
A região da Delegacia Seccional de Rio Preto dispõe de quatro unidades de DDMs, sendo a DDM de Rio Preto, coordenada pela Dra. Margarete Franco; DDM de José Bonifácio, coordenada pela Dra. Luciana de Almeida Carmo Mancini; DDM de Mirassol, coordenada pela Dra. Mariana Alves Machado Nascimento e a DDM de Monte Aprazível, com a coordenação da Dra. Daiana Dias Pinheiro.
O atendimento por delegados de polícia poderá ocorrer somente em casos excepcionais e justificados.