Cidades
Defesa Civil alerta para primeiras chuvas após 70 dias de estiagem em Rio Preto
Avanço de frente fria traz umidade e pode começar a chover ainda nesta quinta (9/10) em Rio Preto e região

Após uma temporada seca, com picos de calor acima da média e estiagem de cerca de 70 dias sem precipitação significativa, Rio Preto e região devem receber o alívio das primeiras chuvas da primavera nos próximos dias. Segundo previsão divulgada pela Defesa Civil, com base em informações do painel da Defesa Civil/SP e da Climatempo, em pelo menos oito dos próximos 15 dias haverá ocorrência de chuvas.
Início das chuvas
Nesta quinta-feira (9/10), já há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Porém, o volume das primeiras precipitações deve ser pequeno. A expectativa é de 5 mm nesta quinta, mais 5 mm na sexta e cerca de 2 mm no sábado. No domingo (12), Dia das Crianças, não há previsão de chuva.
A primeira precipitação significativa, com previsão de 27 mm, está esperada para segunda-feira (13/10), ao longo de todo o dia. Na terça (14/10), a chuva deve diminuir, com apenas 4 mm previstos. A partir daí, o tempo volta a ficar seco, com retorno da chuva apenas no próximo fim de semana — cerca de 12 mm somando sábado e domingo (18 e 19/10). Entre os dias 21 e 23/10 deverá chover diariamente, com volumes mais expressivos.
O diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Ivair da Silva, ressalta que o aumento das chuvas é positivo para a recuperação hídrica e para a redução do risco de incêndios florestais, mas reforça que atear fogo em mato é crime ambiental e pode causar danos graves à vegetação e à fauna locais.
“A população deve redobrar a atenção durante as pancadas de chuva, evitando áreas alagadas, buscando abrigo em locais seguros e não se protegendo sob árvores em caso de raios”, destaca o coronel Ivair.
Boletim meteorológico
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) também divulgou um boletim meteorológico, informando que o tempo deve permanecer instável em todo o Estado de São Paulo nos próximos dias, com aumento gradual na ocorrência de chuvas. A previsão, com duração de cinco dias, é válida até a próxima segunda-feira (13/10).
De acordo com o boletim, imagens de satélite e radares meteorológicos já registram chuvas isoladas em várias regiões paulistas, e a tendência é de temperaturas mais amenas e sensação térmica agradável.
A passagem de uma frente fria, combinada ao transporte de umidade da Região Amazônica, deve provocar pancadas de chuva entre quinta (9/10) e sexta-feira (10/10), que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os modelos meteorológicos apontam acumulados significativos de precipitação, principalmente nas regiões central e leste do Estado.
Entre sábado (11/10) e domingo (12/10), a frente fria se afasta gradualmente, permitindo a abertura de sol entre muitas nuvens, ainda com chuvas isoladas — especialmente na faixa leste e nas divisas com Minas Gerais.
Já a partir de segunda-feira (13/10), uma nova frente fria volta a atuar, mantendo o tempo instável e a previsão de chuvas volumosas em diversas regiões paulistas.
Cidades2 diasVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades2 diasOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades2 diasServidoras são afastadas após agressão em creche da região



