Cidades
Força-tarefa apreende 260 bebidas em operação contra metanol em Rio Preto
Ação vistoriou adegas, bares e depósitos; também houve multas e cancelamento de CNPJ

Uma grande operação da Polícia Civil para investigar e coibir a venda de bebidas contaminadas por metanol foi realizada na última terça-feira (7/10), em Rio Preto. Batizada de “Alerta Etílico – Metanol”, a ação vistoriou oito estabelecimentos, entre adegas, bares e depósitos de bebidas, e contou com o apoio da Receita Federal, Fazenda Estadual, Procon e Vigilância Sanitária.
Ao todo, 260 garrafas foram consideradas irregulares. Destas, 200 bebidas – entre alcoólicas e não alcoólicas – foram descartadas por impropriedade ao consumo, e 60 garrafas de bebidas alcoólicas foram apreendidas para análise pericial. Além disso, 80 quilos de carne imprópria também foram eliminados durante a operação.
A Receita Federal reteve 27 produtos por falta de nota fiscal, enquanto o Procon aplicou duas multas, avaliadas entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, por infrações às normas de defesa do consumidor. A Fazenda Estadual ainda cancelou o CNPJ de um estabelecimento por irregularidades tributárias.
De acordo com a Polícia Civil, embora não haja registros de intoxicação por metanol na região de Rio Preto, a operação faz parte de um esforço preventivo para mapear a rota das bebidas adulteradas e reforçar o controle sanitário e fiscal. A corporação destacou que o objetivo é evitar riscos à saúde pública e impedir que produtos falsificados cheguem ao consumidor.
- Cidades2 dias
Tiroteio em Rio Preto deixa um morto após sequestro ligado a dívida
- Cidades2 dias
Presos suspeitos de ataque hacker que paralisou sistemas da Prefeitura
- Cidades2 dias
Pai e filho são presos em Rio Preto por envolvimento em homicídio na região
- Cidades2 dias
Esquema de coleta ilegal de sangue de gatos é descoberto em Rio Preto e região