Política
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 26 de junho
Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional
Deu ruim
Logo em seu primeiro mandato, Abner Tofanelli (PSB) já ficou conhecido por deixar bem claro sua indignação durante o uso da tribuna. O vereador se exalta, partindo para a gritaria solo, com direito a movimentos bruscos e estapeamento da tribuna. A última do vereador foi na sessão de terça-feira (23) quando, indignado com uma postagem nas redes sociais, Abner até protocolou um pedido de CPI para investigar “milícias digitais”.

A causa
O motivo da indignação de Abner foi um vídeo que circula nas redes sociais que mostra um carro oficial da Câmara em frente ao prédio que o vereador mora. As imagens, de acordo com a narração do vídeo, foram feitas na madrugada do dia 17. O registro é do momento em que o vereador chega em um carro, supostamente de aplicativo, entra no prédio, e coloca pertences pessoais, como um travesseiro, no carro oficial.
Um pouco mais
Pelo que foi apurado para basear a indignação, as imagens foram feitas por alguém em um carro branco, que aparece nas imagens de câmeras de segurança do prédio em que o vereador mora, por volta de 3 horas da madrugada. Os ocupantes do veículo, que flagraram a movimentação de Abner, ainda seguiram o carro oficial da Câmara por um tempo. Segundo o próprio autor do vídeo, Abner pegou a BR-153, sentido Brasília.
Estava lá
Todo esse imbróglio poderia ser evitado se houvesse um pouco mais de transparência na Câmara de Rio Preto. Até a parte em que é possível acesso ao público, é possível confirmar que o vereador não fez apenas uma, mas duas correspondências informando que iria para Brasília. A primeira, do dia 12, pedia viagem entre 16 e 19 “para captação de emendas na Câmara dos Deputados”. A segunda, do dia 15, mudava a saída para o dia 17.
Falta transparência
O grande problema desta história já foi tratado por esta coluna em outros momentos. A dificuldade de acesso a este tipo de documento público gera este tipo de situação. Se os responsáveis por fazer as imagens tivessem acesso aos pedidos de Abner, teriam verificado naquele momento o que estava acontecendo, sem a necessidade de expor o vereador e passar vergonha. É documento público tratado como documento privado.
Falta vontade
Segundo a Câmara, o que trava a divulgação de documentos públicos no site do Legislativo é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para se ter noção da gravidade da situação, não é possível acessar comunicação de viagens de vereador, como foi no caso recente, mas também não se tem acesso a processos de compras, balancetes de receita e despesas e até mesmo resoluções publicadas em Diário Oficial são inacessíveis.
Como resolver
A LGPD trata de dados sensíveis. No entanto, antes do acesso aos documentos públicos serem travados pelo site, as únicas informações com potencial para serem sensíveis eram o endereço da Câmara, telefone e ramal do gabinete do vereador. É bem provável que o documento protocolado por Abner especificava os horários de saída e retorno do vereador e do carro oficial. Portanto, a Câmara tinha todo o poder de evitar tudo isso.
Problemas
Barrar a divulgação de documentos públicos impede as notícias depois. Recentemente foi divulgado que um vereador solicitou um modelo específico de carro para viajar. Outra situação, não tão recente, foi quando o então vereador Fábio Marcondes (PL) pediu reembolso de uma viagem a Brasília com a justificativa de buscar emendas, mas postou vídeos com membros da cúpula do PL e acabou por devolver o dinheiro público.
Não virou
A CPI das Milícias Digitais foi protocolada por Abner ainda na terça-feira. O documento estava bem fundamentado, citando fatos passados que o levaram a acreditar que está sendo perseguido pela administração depois que desembarcou da base aliada. Entre eles, estava o áudio da ex-secretária de Desenvolvimento Social, Sandra Reis, convocando servidores e apoiadores do governo a formarem uma “milícia da força”.
Só quatro
Além de Abner, autor do pedido, assinaram o requerimento ainda os vereadores Renato Pupo (Avante), João Paulo Rillo (PT) e Pedro Roberto (Republicanos). Teve quem sentiu a ausência da assinatura de Jean Dornelas (MDB) como membro da oposição. Como o documento não conseguiu as oito assinaturas dentro do prazo, acabou arquivado. Por mais que o pedido estivesse bem fundamentado, não caiu no gosto da base aliada.
É fogo!
O deputado estadual Itamar Borges (MDB) ganhou as redes sociais com um vídeo criticando a administração da Saúde em Rio Preto. Sem citar nomes, o homem do bigode critica a perda de recursos por falhas na gestão. O principal alvo da crítica é a perda de R$ 5,2 milhões que seriam destinados à construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No entanto, o parlamentar ainda cita outros recursos que desapareceram.
Ninguém sabe
Itamar também cita os quase R$ 4 milhões para a Santa Casa de Casa Branca e cerca de R$ 30 milhões anunciados pelo Governo do Estado. “Até agora não se sabe no que gastou, qual o benefício, o que foi feito com esse dinheiro. Ninguém sabe, ninguém explica, ninguém viu”, afirmou. “Estamos falando de dezenas de milhões que era para estar salvando vidas, acabando com as filas e atendendo as famílias de Rio Preto”, completou.
Queimou
Para ilustrar, Itamar usa uma folha de papel com a palavra “impostos” e coloca fogo com um isqueiro. A publicação ganhou centenas de curtidas e comentários. O mais ilustre deles, do deputado federal Fausto Pinato (União Brasil). “Se arrependimento matasse o povo de Rio Preto tava morto, mas a demagogia está caindo, a vossa máscara. Pra cima Itamar, tmj”, escreveu o parlamentar.
Poste
O prefeito Fábio Candido (PL) reuniu secretários e membros do governo para inaugurar os totens de identificação de local de parada para motoristas por aplicativo. Neste primeiro momento, segundo a Prefeitura, foram instalados apenas dois. As sinalizações foi demanda apresentada pelos motoristas que cansaram de multas por parada rápida em frente ao terminal rodoviário. No local, não pode mais parar táxis.
Repercutiu
Pela repercussão do caso nas redes sociais, pode ser que fique só nesses dois mesmo. As imagens do prefeito Fábio Candido com secretários, vereadores e apoiadores ao lado do totem pintado de verde e amarelo se tornou completamente o oposto daquilo que era esperado. As críticas nos levam a acreditar que se Paulo Gracindo e Dias Gomes ainda estivem vivos, iriam descobrir como O Bem-Amado é uma obra atemporal.
Não gostou
Os motoristas por aplicativo, que pediram a indicação dos pontos de forma clara e visível, não gostaram da repercussão do caso e divulgaram uma nota destacando que a demanda foi atendida a contento da categoria. Até teve aqueles que disseram que não era necessário os totens. Porém, a crítica ficou por conta daqueles que preferiram olhar para a festa de inauguração de um poste pintado de verde e amarelo, com direito a aplausos.
Fechando
E se tem festa, tem comida! Aproveitando a visita ao terminal, o prefeito tratou de partir para um raríssimo corpo-a-corpo com o eleitorado. A inauguração dos totens terminou de forma bem abrasileirada, com direito a diversas fotos com os ‘pais da criança’ e até pastel com cafezinho. Alguns vereadores da base que estavam presentes não apareceram nas fotos da caminhada de Fábio Candido pelo prédio, nem no lanchinho.

-
Cidades2 diasDeic recupera 2º carro furtado e negociado por “Gordão” em Rio Preto
-
Cidades17 horasMotorista morre após caminhonete atingir árvore em Rio Preto
-
Cidades12 horasPrefeitura reduz expediente na segunda-feira (29) por jogo do Brasil na Copa
-
Cidades2 diasCondenado por estuprar a própria filha é preso em Rio Preto
