Redes Sociais

Cultura

Cia. Cênica apresenta peça em quatro sessões gratuitas em Rio Preto

Espetáculo “Virado à Paulista” é um cortejo de rua que homenageia a história do samba em nosso Estado; iniciativa é dentro da circulação proposta por projeto vencedor do Prêmio Nelson Seixas 2017

Publicado há

em

A Cia. Cênica dá início nesta semana à circulação de seu projeto contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas 2017, da Secretaria Municipal de Cultura, na modalidade Circo e Teatro/Circulação. O grupo rio-pretense levará a quatro pontos de Rio Preto apresentações gratuitas da peça “Virado à Paulista”. As duas primeiras apresentações serão neste domingo, dia 8, na Ocupação Vila Itália, às 9h, e na Estância Santa Catarina, às 17h.

Um dos objetivos da Cia. Cênica com o projeto é levar o espetáculo a locais da cidade onde o acesso à arte é mais restrito. Além da Ocupação Vila Itália e da Estância Santa Catarina, o projeto chegará ao Residencial Lealdade e Amizade e ao bairro Eldorado. “Virado à Paulista” é um cortejo de rua que homenageia a história do samba em nosso Estado.  Ao tratar do tema, o espetáculo revisita essa história produzida em um contexto de riquíssima diversidade e reinvenção cultural, mas também de extrema violência.

“Apesar da existência de leis e políticas públicas voltadas à valorização da diversidade cultural e à criminalização de ações de preconceito e discriminação de cor, e embora algumas das culturas africanas estejam profundamente enraizadas em nosso país, observamos cotidianamente nas ruas, ambientes de trabalho, Congresso Nacional, universidades, terreiros e redes sociais, a discriminação de cor e o desrespeito à diversidade sociocultural”, comenta Simone Moerdaui, atriz e responsável pela dramaturgia junto com Fagner Rodrigues, que também assina a direção.

Após cada apresentação, haverá um bate-papo com o público sobre o espetáculo e as discussões que ele propõe. Além de dar continuidade às pesquisas da Cia. Cênica sobre a linguagem popular, a dramaturgia autoral e a música como elemento dramatúrgico, o espetáculo vem possibilitado o aprofundamento do grupo no campo do teatro de rua. Os limites e possibilidades de ocupação e ressignificação dos espaços e arquiteturas oferecidos pela rua é um desafio a cada apresentação. A participação mais intensa do público consiste em outro ponto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com esse trabalho.

Como última ação do projeto, a Cia. irá realizar, dia 9 de novembro, em sua sede, no Jardim Seixas, uma roda de conversa que propõe reflexões sobre a questão da ocupação artística de espaços urbanos, tomando como ponto de partida as experiências proporcionadas pela circulação de “Virado à Paulista”. A atividade é aberta para outros grupos, artistas, produtores e agentes culturais, além do público interessado. As atividades do projeto têm acesso gratuito e poderão ser acompanhadas e comentadas no site da Cia. Cênica:http://ciacenica.com.br/sit/projeto-virado-a-paulista.

 

Sinopse:

Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos estilos e origens deixaram os barracões e ganharam as ruas! Em homenagem àqueles que com muito ritmo, resistência e poesia compuseram a história do samba paulista, músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, neste espetáculo-cortejo que conta com a participação do público presente, uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito de cor.

Duração: 50 minutos

Indicação: Livre para todos os públicos

 

Ficha técnica:

Roteiro: Simone Moerdaui e Fagner Rodrigues

Direção: Fagner Rodrigues

Direção musical: José Maria Guirado e Márcia Morelli

Figurinos: Shirlei de Souza

Adereços: Cia. Cênica

Cenografia e adereços cênicos: Cia. Cênica 

Elenco: Beta Cunha, Cássia Heleno, Clara Tremura, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Glauco Garcia e Simone Moerdaui

Músicos: Jaqueline Cardoso, Diego Guirado e Márcia Morelli

 

Serviço: Peça “Virado à Paulista”, da Cia. Cênica.Circulação pelo Prêmio Nelson Seixas 2017. Gratuito.

 

Apresentações do espetáculo Virado à Paulista:

 

08/10 – domingo – 9h

Local: Marginal Fepasa, nº 151 (em frente ao Barracão) – Ocupação Vila Itália

 

08/10 – domingo – 17h

Local: Rua 4, nº 29 (em frente à Associação de Moradores) – Estância Santa Catarina

 

26/10 – quinta-feira – 19h30

Local: Rua Projetada, s/ nº (em frente ao Espaço Viver Bem) – Residencial Lealdade e Amizade

 

28/10 – sábado – 10h

Local: Praça na Av. Promissão (em frente à Escola Profa. Yvete Gabriel Atique) – Eldorado

 

Roda de Conversa: Ocupação de Espaços Urbanos

 

09/11 – quinta-feira – 19h30

Local: Av. das Hortênsias, 263 (Sede Cênica) – Jardim dos Seixas

 

AS MAIS LIDAS