Redes Sociais

Política

TJ determina comprovação de reintegração de servidores em Bady Bassitt

Cerca de 200 funcionários foram desligados após apontamento de irregularidades pelo Ministério Público

Publicado há

em

Luiz Aranha/ Gazeta do Interior

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que a Prefeitura de Bady Bassitt comprove a reintegração de aproximadamente 200 servidores aprovados em concurso público realizado no ano passado. Os funcionários haviam sido desligados após o Ministério Público (MP) apontar diversas irregularidades no certame.

Entre os problemas identificados pelo MP estão a inexistência da empresa responsável pela aplicação das provas — que sequer foi localizada pelo promotor do caso — e a ausência de informações sobre os integrantes da banca examinadora.

“O Município de Bady Bassitt continua convocando candidatos aprovados no Processo Seletivo Emergencial – Edital nº 01/2025, juntando a Portaria nº 16.075/2025, em aparente descumprimento da decisão proferida no agravo de instrumento”, afirmou o juiz Kenichi Koyama, da Vara do Núcleo Especializado de Justiça 4.0 de Ações Coletivas.

A decisão judicial também determina a dispensa dos servidores contratados por meio do processo seletivo de 2025. Segundo o magistrado, a medida se justifica porque o Tribunal manteve a validade das prorrogações dos contratos anteriores, o que torna injustificável a realização de novas contratações para as mesmas funções.

O juiz ainda proibiu a Prefeitura de convocar novos candidatos enquanto estiver pendente o julgamento definitivo do recurso, sob pena de descumprimento da ordem judicial.

Por meio de nota, a Prefeitura de Bady Bassitt informou que “por ser uma decisão liminar, a administração ainda não foi intimada oficialmente. Devido à instabilidade jurídica enfrentada no começo deste ano, com o Concurso Público 01/2024, todas as decisões, em relação a esse tema, são recepcionadas pelo jurídico para parecer e cumprimento. No começo do ano, foi revogado o Processo Seletivo 01/2024 para a criação do Processo Seletivo 01/2025”.

AS MAIS LIDAS