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Marketing é um bicho de sete cabeças
Artigo escrito pelo publicitário e consultor de marketing, Márcio Vidoti
Já ouvimos inúmeras vezes a frase: “a propaganda é a alma do negócio”. Certo? Errado! A alma do seu negócio tem outro nome e atende por MARKETING. A propaganda, e todas as suas segmentações (inclui-se ai o marketing digital), é somente mais uma das inúmeras ferramentas que estão dentro desse sistema mais amplo e complexo. Já o marketing é muito mais abrangente que isso.
Ele se ocupa das atividades que vão desde a análise do mercado até a mensuração dos resultados das vendas, por exemplo. Nesse processo todo, a publicidade é a ferramenta persuasiva que mira no público e ajuda a gerar demanda para a empresa.
Mas, vamos lá, um passo atrás para entendermos melhor: o que é marketing?
A American Marketing Association (AMA), que representa os profissionais de marketing nos Estados Unidos, traz a seguinte definição: “Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Aí está uma importante contribuição para entender o que é marketing: as necessidades do cliente. Elas são inerentes ao ser humano ― não é o marketing que as cria. Porém, essa atividade deve saber perceber as carências das pessoas e despertar o desejo para supri-las.
O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Ele aponta quais segmentos da empresa são capazes de servir melhor, cria e promove os produtos e serviços mais apropriados.
Em poucas palavras, ele define que marketing é “suprir necessidades gerando lucro”.
Essas definições não deixam escapar, também, o objetivo central das empresas: o lucro. Afinal, é isso que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado ― e esse é um dos motivos de existir do marketing.
Porém, lucro vai muito além de vender mais. Além desse objetivo obvio, o marketing visa fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, gerenciar uma marca, construir boas relações, educar o mercado e engajar colaboradores.
Mas isso é assunto para um próximo artigo.
Márcio Vidoti, publicitário e consultor de marketing.