Nacional
Nova lei prevê ecocardiograma fetal e ultrassonografia para gestantes no SUS
Exames buscam garantir saúde do feto e uma gestação saudável
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que obriga a rede pública de saúde a incluir no protocolo de assistência às gestantes a realização de ecocardiograma fetal no pré-natal e de pelo menos dois exames de ultrassonografia transvaginal durante o primeiro quadrimestre de gestação.
Se constatada qualquer alteração que coloque em risco a gestação, o médico encaminhará a gestante para tratamento médico.
A norma tem origem em um Projeto de Lei apresentado em 2016 pelo ex-deputado e hoje senador pelo Estado do Maranhão Weverton (PDT) e aprovado na Câmara em 2018, e posteriormente no Senado.
O ecocardiograma fetal avalia o coração do feto para identificar anomalias e arritmias. Ele permite avaliar a necessidade de intervenção ainda na barriga da mãe ou preparar o tratamento adequado para logo após o nascimento.
Já a ultrassonografia transvaginal é usada para o acompanhamento do colo do útero, pois problemas nessa região podem levar a abortos ou partos prematuros.
-
Cidades1 diaHomem morre afogado ao atravessar represa em Rio Preto
-
Cidades1 diaProfessor com deficiência visual é agredido em condomínio de Rio Preto
-
Cidades1 diaHomem é preso após tentar atropelar clientes de restaurante em Rio Preto
-
Cidades1 diaSuspeito de furtar Renascer após evento beneficente é preso
