Redes Sociais

Saúde

Boa circulação é sinônimo de envelhecimento saudável

Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Publicado há

em

O conceito de envelhecimento saudável transcende diversas gerações e instiga constantemente inúmeras pesquisas. Suplementações vitamínicas, atividade física supervisionada, alimentação equilibrada e estilo de vida saudável representam algumas formas já consagradas de aumentar a longevidade, com manutenção do bem-estar físico e mental.

Em termos circulatórios, o envelhecimento corporal saudável depende da integridade das artérias e das veias, que estão presentes em todas as regiões do corpo humano. O efeito inexorável do passar do anos sobre a nossa circulação se traduz pelo espessamento endotelial e pela maior deposição de placas de ateroma, ricas em colesterol, na parede das artérias.

Como resultado da evolução deste processo aterosclerótico, é maior a incidência de eventos cardiovasculares, tais como, derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio, estenose das artérias carótidas e má circulação nas pernas, em indivíduos com faixa etária acima de 60 anos. Além disso, o envelhecimento pode estar acompanhado por diversos fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo, diabetes mellitus, sobrepeso e obesidade, fatores que em conjunto ou isoladamente pioram o status cardiovascular, resultando em efeitos negativos sobre o sistema circulatório.

Inúmeros estudos ressaltam o caráter silencioso das doenças circulatórias, com manifestações clínicas apenas em fases avançadas ou na presença de complicações que ao longo dos anos causam desgaste ao endotélio vascular, acelerando mecanismos ateroscleróticos e favorecendo eventos trombóticos arteriais e venosos. A prevenção das doenças cardiovasculares, portanto, é fundamental para quem deseja envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Dentro deste contexto, o check-up vascular desempenha um papel prioritário no que se refere aos cuidados com o envelhecimento saudável, representando a melhor maneira de evitar alterações circulatórias graves, com diagnóstico precoce e tratamento imediato de patologias vasculares. Além disso, o check-up vascular pode ser realizado no próprio consultório médico, com conforto e qualidade no atendimento.

O controle dos fatores de risco para doenças cardiovasculares também é de suma importância na manutenção da saúde circulatória. Já foi comprovado que a associação de diabetes mellitus, obesidade, níveis elevados de colesterol e descontrole pressórico, conhecido como síndrome plurimetabólica, aumenta de maneira expressiva a incidência de eventos cardiovasculares agudos, fato que pode impactar negativamente em termo de longevidade.

Envelhecer com saúde é sinônimo de integridade circulatória, o que exige artérias e veias com boa qualidade endotelial. Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago). 

 

 

 

 

 

AS MAIS LIDAS