Redes Sociais

Artigos

O crescimento da assessoria jurídica preventiva empresarial

Artigo escrito pela advogada, Elisete Borges

Publicado há

em

Um departamento jurídico assessorando as empresas tem se tornado cada vez mais indispensável. O que antes era um luxo ou necessário somente para os grandes empreendimentos, hoje tem se tornado imprescindível para a saúde de qualquer empresa. De um modo geral, ter uma boa assessoria jurídica e plantar para o crescimento de um pequeno negócio. No mesmo passo e manter uma grande empresa com solidez no mercado.

Não se pode mais contar com o “jeitinho” ou tão somente com a reputação conquistada no mundo dos negócios.

Uma grande marca carrega consigo as arestas da prevenção jurídica, sempre a fim de evitar a propagação dos rumores dos litígios contratuais. Litigar de forma truculenta expõe as empresas aos ossos da não observância do direito de outrem, concomitantemente a imposição do braço forte do poder capitalista.

Ademais, além de não possuírem a gratuidade da justiça, importante prevenir os empresários das consequências de uma má pretensão judicial.

A grosso modo, uma empresa já chega perante o judiciário como parte mais forte da relação, daí a importância de uma assessoria jurídica responsável e preventiva a fim de não impor obrigações demais para a outra parte.

Equilíbrio de direitos e obrigações, buscando respeitar a legislação, pensando sempre na hipótese de ter que se defender ou atacar judicialmente naquela relação contratual. 

Afinal, a relação contratual e como um casamento que pode dar certo, porém o mais provável e que logo se manifeste os conflitos de interesses, este será o momento de mostrar provas e demonstrar a boa fé da empresa em conciliar em vez de litigar.

Dra. Elisete Borges, advogada e assessora jurídica para empresas.

AS MAIS LIDAS