Redes Sociais

Esportes

Sesc leva ex-atleta Janeth Arcain a cidades da região

Semana Move Brasil coloca público em contato com a ex-jogadora

Publicado há

em

Uma das referências do basquete feminino brasileiro participará de atividades em cidades da região de 21 a 26 de setembro. O Sesc Rio Preto leva Janeth  Arcain a percorrer as cidades de Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Votuporanga e Mirassol para bater um papo com o público e também um bate-bola. A atividade acontece pela Semana Move Brasil, principal ação da Campanha Move Brasil, que acontece em âmbito nacional, entre os dias 19 e 27 de setembro.

 Move Brasil é uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social.

O evento contará com uma programação diversificada composta por aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos e muito mais. As atividades evidenciam a importância da prática regular de esportes e atividades físicas, e possibilitam que as pessoas encontrem a modalidade com a qual mais se identificam. Boa parte da programação é gratuita e livre para a participação de todas as pessoas.

Entre os convidados ilustres que participarão das atividades no Sesc Rio Preto, uma deles é uma das representantes do Brasil no Hall da Fama do basquete, local no qual só os melhores jogadores do mundo entram para sua história. Janeth Arcain é campeã mundial de basquete pela Seleção Brasileira (1994), tetracampeã da WNBA (Women's National Basketball Association) e ainda coleciona outros importantes feitos.

A paulista de 46 anos é uma das maiores referências em basquete feminino do país. A jogadora também é a terceira maior pontuadora do Brasil. Até chegar à seleção brasileira, ela defendeu onze times ao longo de sua carreira, incluindo equipes na Espanha e nos Estados Unidos. Ao lado das “gigantes” da seleção nacional, ela conquistou as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e de bronze nas Olimpíadas de Londres (2000).

 “A Semana Move é uma ação de âmbito nacional, por isso a necessidade da expansão para a região. Segundo a pesquisa Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) que tiveram seus resultados lançados pelo Ministério do Esporte neste ano, 45,9% da população brasileira é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou esporte durante a semana. Outro dado importante levantado é sobre os esportes favoritos dos brasileiros que tem o futebol com 76,6% da preferência, seguido pelo vôlei com 21,4%, academia com 4,5% e corrida com 3,8%. Eis mais um grande motivo para realização deste Circuito Move Brasil com a Janeth, representante do Basquete, que por muito tempo foi o segundo esporte mais praticado no Brasil e hoje não aparece entre as principais preferências da população. A intenção não é apenas mostrar a importância do esporte e atividade física, mas também resgatar a imagem do basquete e colocá-lo como opção de modalidade para nossas crianças e jovens”, afirma Rodrigo Machado, técnico de programação do Sesc Rio Preto.

 Após 24 anos de carreira, Janeth se despediu das quadras em 2007, mas sua história com o esporte não acabou por aí. Hoje, ela é técnica da seleção brasileira feminina sub-19 e ainda administra o Instituto Janeth Arcain, que desenvolve trabalhos socioeducativos para crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade.

As atividades acontecem nos seguintes locais: dia 21, às 9h30 e 19h30, no Ginásio do Centro Olímpico em Santa Fé do Sul. Dia 22, às 9h30, na Escola Estadual Dr. Euphly Jales 20h no Ginásio de Esportes do Centro Universitário UNIJALES, em Jales. Dia 23, às 9h e , na Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares e 20h no Ginásio de Esportes da ETEC, em Fernandopolis. Dia 24, às 9h, no Ginásio de Esportes “Jane Maria de Lacerda Soares” e às 19h30 no Centro Universitário UNIFEV, em Votuporanga. Dia 25, às 9h, no Centro Esportivo Giocondo Zancaner, em Mirassol.

Além de Janeth, a Semana Move traz a Rio Preto Terezinha Guilhermina, atleta paralímpica do atletismo, que, ao lado de Janeth Arcain promovem um bate-papo no Sesc, dia 25, às 19h.  As atletas conversam com o público sobre o cenário do esporte na atualidade. O público poderá experimentar como é correr com vendas nos olhos com a ajuda de um guia. A atividade terá participação especial da atleta paralímpica Ana Tércia juntamente com seu guia. Qualquer pessoa pode participar das atividades da Semana Move Brasil, se movendo, participando de uma programação ou promovendo uma ou mais atividades. A Semana Move também tem uma campanha nas redes sociais, com uma série de vídeos #EuMeMovo. Atletas como Nalbet e Flávio Canto e personalidades como os cantores Lenine e Gaby Amarantos já participaram da campanha na internet.

Confira a programação completa da Semana Move Brasil com Janeth Arcain:

vivência

Circuito Move Brasil

Com Janeth Arcain, ex-jogadora de basquete.

Vivência esportiva nas cidades de Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Mirassol e Rio Preto.

De 21 a 26, segunda a sábado, às 9h e às 19h30.

 Bate-papo

Com Terezinha Guilhermina (atleta paralímpica atletismo) e Janeth Arcain (ex jogadora de basquete).

As atletas conversam com o público sobre o cenário do esporte na atualidade. O público poderá experimentar como é correr com vendas nos olhos com a ajuda de um guia. Participação especial da atleta paralímpica Ana Tércia juntamente com seu guia.

Dia 25, sexta, às 19h.

Ginásio de Esportes. Grátis.

 vivência

Ação Externa

Com as atletas Terezinha Guilhermino (atletismo) e Janeth Arcain (basquete).

Um encontro inusitado entre estas duas grandes atletas mobilizam o público a experimentar uma corrida com olhos vendados e um bate bola de basquete.

Dia 26, sábado, das 10 às 17h.

Na pista de caminhada e corrida da Av. Filadelpho Gouveia Neto. Grátis.

AS MAIS LIDAS