Redes Sociais

Política

MEC credencia cursos da UFSCar em Rio Preto

Universidade prevê até 560 vagas anuais

Publicado há

em

Reprodução/Redes Sociais

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, por portaria publicada na quinta-feira (27), o funcionamento de três bacharelados interdisciplinares no futuro campus da UFSCar em Rio Preto. Juntas, as formações poderão oferecer até 560 vagas anuais quando a unidade estiver em operação plena.

Foram autorizados os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (260 vagas), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades (150 vagas) e Bacharelado Interdisciplinar em Artes (150 vagas). As graduações têm proposta curricular flexível e integradora, articulando diferentes áreas do conhecimento e o vínculo do estudante com o território.

A publicação ocorre na mesma semana em que o MEC credenciou oficialmente o campus de Rio Preto, que funcionará provisoriamente no prédio do Instituto Federal (IFSP) até a construção da sede definitiva. O credenciamento dá à UFSCar base normativa para avançar na implantação da nova unidade, incluindo criação de cursos, oferta de vagas e lotação de docentes e técnicos.

A oferta de vagas deve iniciar já em 2026, por meio do Sisu. As prioridades atuais incluem o recrutamento de professores — inicialmente por chamada pública para redistribuição de docentes de outras instituições federais, seguida de concursos públicos. Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) devem ser finalizados e aprovados até o fim de 2025.

A estrutura provisória no IFSP já está sendo adaptada, com compra de mobiliário e equipamentos para receber a primeira turma no primeiro semestre de 2026.

Em paralelo, a UFSCar tem ampliado o diálogo com o Parque Tecnológico, a Prefeitura e diferentes setores da cidade para uso compartilhado de espaços e desenvolvimento de ações em inovação, economia criativa e formação integrada. Uma escuta pública com artistas e coletivos culturais reforçou a vocação do campus para conectar ensino, extensão e pesquisa às dinâmicas socioculturais de Rio Preto.

A implantação do campus em Rio Preto faz parte da estratégia de expansão da UFSCar, com foco em formação interdisciplinar, inovação e inclusão social.

Cursos previstos

A UFSCar terá três Bacharelados Interdisciplinares, cada um com dois cursos específicos: em Artes, com Artes Cênicas e Produção Cultural; em Ciências e Humanidades, com Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social e; em Ciência, Tecnologia e Inovação, com Inteligência Artificial e Ciências de Dados e Engenharia de Manufatura e Design.

AS MAIS LIDAS