Redes Sociais

Cidades

Última família deve deixar a Favela Marte nesta sexta-feira (5)

A mudança de dona Ângela Grola, 69 anos, está marcada para 8h

Publicado há

em

O Projeto Favela Marte 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) dá novo passo importante e está mais próxima de virar realidade. Nesta sexta-feira (5/8), está marcada a transferência da última família que deixará a favela para a moradia provisória.

A mudança da família de dona Ângela Grola, 69 anos, está marcada para 8h, quando um caminhão da empresa de mudanças contratada pela Prefeitura levará seus móveis e utensílios para uma casa transitória, alugada pela ONG Gerando Falcões.

Com o fim da retirada de todas as 240 famílias cadastradas como moradoras da ocupação, a Secretaria da Habitação informou também que na segunda-feira (8/8) a CDHU, representante do governo estadual no projeto, inicia a demolição completa dos barracos instalados no local.

A demolição dos primeiros barracos teve início no dia 30 de junho. Na ocasião, o governador Rodrigo Garcia, o prefeito Edinho Araújo e autoridades municipais e estaduais, além dos moradores e parceiros da sociedade civil (Gerando Falcões e Instituto As Valquírias) participaram do início das obras de urbanização, acompanhando a saída da primeira família moradora e a derrubada do primeiro barraco.

Agora vem a fase de demolição dos barracos que serão substituídos por 240 moradias definitivas. 

O Projeto Favela Marte 3D propõe o desafio de eliminar a perpetuação do ciclo da pobreza e buscar soluções de forma que transforme a vida dessas 240 famílias antes alojadas precariamente.

A entrega da obra, com toda infraestrutura realizada pela Prefeitura de Rio Preto e a construção das 240 moradias populares pela CDHU, está prevista para 2023.

SERVIÇO:

*Moradias provisórias: 65 moradores estão morando em imóveis alugados tipo apartamento e outros 175 moradores foram transferidos para casas espalhadas em diversos pontos da cidade.

*A ocupação da favela localizada na Vila Itália teve início em outubro de 2013 e atualmente ocupa uma área total de aproximadamente 50.000 mil m2.

(Prefeitura de Rio Preto – Marisa Amorim). 

AS 10 MAIS LIDAS