Cultura
Coletivo SINA estreia espetáculo com sessão gratuita em Rio Preto
Primeira montagem, ‘Joana e o Pé de Batata-Doce’, tem apresentações às 15h e 19h30, nesta quinta (30), no Teatro Nelson Castro

O Coletivo SINA estreia seu primeiro espetáculo, “Joana e o Pé de Batata-Doce”, com um ensaio aberto gratuito nesta quinta-feira, 30 de outubro, no Teatro Municipal Nelson Castro, em São José do Rio Preto.
As apresentações acontecem às 15h e às 19h30, esta última com tradução em Libras. Após as apresentações, o coletivo e o diretor promovem um bate-papo com o público, compartilhando detalhes do processo de criação e de experiências sobre o fazer teatral.
Fundado em 2023 pelos artistas Nina Galvão, Jean Ferrari, João Vitor Boni e Mabel Louíze, o grupo nasceu da união dos quatro e do desejo de investigar possibilidades cênicas e narrativas. Para este primeiro trabalho, o grupo se junta ao diretor e dramaturgo Homero Kaneko, da Companhia Hecatombe, estabelecendo uma parceria que soma diferentes olhares e experiências em torno de um teatro voltado ao público infantil.
Segundo o diretor Homero Kaneko, o processo foi marcado pela escuta e pela experimentação coletiva. “A direção de Joana e o Pé de Batata-Doce me permitiu explorar uma narrativa que resgata a conexão humana com o simples e o essencial. O desafio foi construir uma experiência sensível, que envolvesse o público nos ciclos naturais e na relação que temos com o mundo ao redor”, complementa o dramaturgo.
A narrativa aborda temas como cuidado, paciência e respeito pelo tempo natural das coisas, estimulando o olhar atento ao que é simples e essencial.
Para a artista Mabel Louíze, que interpreta Joana, a personagem representa essa ligação afetiva com a natureza. “Joana é curiosa e observa tudo ao seu redor com encantamento. Dar vida a ela foi uma descoberta diária. Espero que o público sinta essa energia e se reconheça nessa relação de cuidado e escuta com o ambiente”, comenta.
Joana e o Pé de Batata-Doce propõe uma experiência divertida e poética voltada a públicos de todas as idades. O espetáculo conduz crianças e adultos por uma narrativa que fala sobre as expectativas, a memória e o respeito pela natureza.
O ensaio aberto é gratuito, com ingressos disponíveis pela plataforma Sympla. As apresentações de estreia, nos dias 4 e 5 de novembro, serão voltadas a escolas e instituições sociais. O espetáculo foi contemplado pelo edital “Primeiras Obras” da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2023, por meio da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto.
SINOPSE
O espetáculo teatral “Joana e o Pé de Batata Doce” é uma interpretação contemporânea do clássico “João e o Pé de Feijão”. Nesta adaptação, a protagonista é Joana, uma jovem curiosa e conectada com suas “raízes” familiares. Em vez de plantar feijões mágicos, Joana planta uma batata-doce, que, surpreendentemente para ela, cresce para baixo, abrindo caminho para um mundo subterrâneo repleto de aventuras e descobertas. O espetáculo para todos os públicos faz uma ligação direta com temas socioambientais, como a preservação do meio ambiente, a importância de ações sustentáveis e os impactos negativos dos produtos agrotóxicos.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Mabel Louíze, Jean Ferrari e João Vitor Boni
Direção e dramaturgia: Homero Kaneko
Ideia original: Nina Galvão
Iluminação: Ícaro Negroni
Figurino: Clara Tremura
Produção de acessibilidade: Luah Poiani
Identidade visual: Luan Diego Vasques
Oficineira: Mariana Gagliardi
Assessoria de imprensa: João Vitor Boni
Social mídia: Giulia Midi
Fotógrafo: Ricardo Boni
Assistência de produção: Lari Luma
Operação de som: Nina Galvão
Costureiras: Gislaine Ferrari e Izabel Martins de Boni
Produção geral: Coletivo SINA
SERVIÇO
Ensaio aberto – Joana e o Pé de Batata-Doce
Coletivo SINA
Direção e dramaturgia: Homero Kaneko
Local: Teatro Nelson Castro – Av. Feliciano Sáles Cunha, 1020, São José do Rio Preto
Data: 30 de outubro
Horários: 15h e 19h30*
Entrada: gratuita
Sessão com tradução em libras.
Cidades1 diaVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades1 diaOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades1 diaServidoras são afastadas após agressão em creche da região



