Cidades
Deic desmascara grupo que vivia de fraudes e documentos falsos em Rio Preto
Ação desarticula grupo especializado em falsificação de documentos e fraudes em crédito e compras

A Polícia Civil de Rio Preto deflagrou, nesta quarta-feira (29/10), a Operação “Damas da Ilusão”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos e na aplicação de golpes para obtenção de crédito e aquisição de produtos em comércios.
A ação foi conduzida pelo Setor Especializado de Combate à Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD), da unidade da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic), e cumpriu nove mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
De acordo com as investigações, o grupo falsificava documentos pessoais e recrutava mulheres para aplicar os golpes, se passando pelas verdadeiras titulares das identidades utilizadas. Em alguns casos, havia colaboração de funcionários dos estabelecimentos, que facilitavam a aprovação dos cadastros e a liberação das compras fraudulentas.
Os produtos obtidos de forma irregular eram posteriormente revendidos, gerando lucro ilícito e dificultando o rastreamento dos valores. O líder da organização criminosa já está preso preventivamente, em razão de investigações anteriores que comprovaram seu papel de comando no esquema.
As fraudes causavam prejuízos tanto aos comerciantes quanto às pessoas que tinham seus dados utilizados indevidamente, muitas vezes descobrindo o golpe apenas após serem negativadas em cadastros de crédito.
Durante as buscas, a Polícia Civil apreendeu documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para identificar novos integrantes e eventuais ramificações do grupo.
O nome “Damas da Ilusão” faz referência à estratégia das investigadas, que criavam uma aparência de legitimidade e confiança usando identidades falsas para enganar tanto as vítimas quanto os estabelecimentos:
- três celulares;
- dois cartões bancários;
- um documento falso;
- R$ 350 em dinheiro;
- R$ 1.340 em notas falsas.
Outubro
A operação encerra um mês de outubro de intensa atividade da Deic, com foco no combate a homicídios, tráfico de drogas, crimes cibernéticos, lavagem de dinheiro e fraudes fiscais em Rio Preto.
Ao longo do mês, 10 grandes operações resultaram em 27 prisões, 44 mandados de busca e apreensão e na apreensão de armas, drogas, celulares, equipamentos eletrônicos, dinheiro e veículos.
Entre as ações de destaque estão as operações Armagedon e Caim, além de investigações conjuntas com a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Votuporanga e a Polícia Civil do Ceará, reforçando o caráter interestadual e integrado do trabalho da corporação.
Veja Fotos da Operação Damas da Ilusão:



(Polícia Civil)
Cidades1 diaIrmãos são esfaqueados e um morre durante bebedeira em Rio Preto
Política2 diasVereador de Rio Preto quer funeral gratuito para famílias de baixa renda
Cidades7 horasMecânico de 74 anos morre após despencar de quatro metros em Rio Preto
Cidades4 horasSegurança acusado de homicídio pode se entregar nos próximos dias



