Saúde
Uma simples dor nas pernas pode ser um importante problema na circulação
Artigo escrito pelo Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel

Na avaliação médica de rotina, as dores nas pernas constituem um dos sintomas mais frequentemente relatados pelos pacientes. Muitas vezes pouco valorizada, as dores nas pernas podem representar importantes alterações circulatórias, desde insuficiência venosa, trombose venosa profunda até indícios de má circulação, em decorrência de obstruções das artérias das pernas e dos pés.
A presença de dores nas pernas não deve ser menosprezada. Além disso, é importante analisar as características desta dor e quais fatores aumentam ou diminuem sua intensidade. A postura diagnóstica e o tipo de tratamento podem ser diferentes caso a dor nas pernas tenha ocorrido enquanto o indivíduo estava em repouso, no final do dia após a jornada de trabalho ou durante a prática de exercícios físicos.
Um alerta a nossa população: dores nas pernas ou nos pés acompanhado de formigamento ou sensação de frialdade no membro pode significar obstrução circulatória aguda e merece avaliação médica imediata. Especialmente em idosos, este tipo de dor representa uma potencial ameaça a viabilidade do membro inferior e seu diagnóstico não deve ser postergado.
Nos casos de dores nas pernas durante a realização de exercícios físicos, dois aspectos merecem nossa atenção. Primeiro, se a carga não é desproporcional ao condicionamento físico do praticante; e segundo, se a dinâmica do exercício foi realizada corretamente. Em muitos casos, o excesso de peso e o movimento físico inadequado são os responsáveis pela dor nas pernas ou nas articulações.
Entretanto, se os fatores acima não foram observados, as dores nas pernas que ocorrem durante a atividade física acendem um alerta para possíveis obstruções arteriais de cunho aterosclerótico. Assim como a dor no peito por isquemia cardíaca, as dores nas pernas durante o esforço físico podem manifestar-se quando há depósitos de placa de colesterol nas artérias da perna, prejudicando a perfusão do membro inferior.
Por outro lado, se a dor nas pernas ocorrer no final do dia, após a jornada de trabalho, e vier acompanhada de inchaço, a insuficiência venosa é a provável causa desta dor. Geralmente, a presença de varizes e a insuficiência de veia safena causam este tipo de dor.
O check-up vascular é importante para avaliar o verdadeiro significado da dor nas pernas, um sintoma que sempre deve ser valorizado. Para mais informações, acesse o site www.drsthefanovascular.com.br.
Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel. Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).
Cidades1 diaGCM detém adolescente após furto de boné no Terminal de Rio Preto
Saúde2 diasGovernador anuncia construção de Hospital de Reabilitação em Rio Preto
Cidades1 diaCriança de 3 anos é vítima de abuso sexual em Urupês; pai é preso
Cidades1 diaMotorista faz programa e tem carro roubado por casal em Rio Preto



