Política
Vereador de Rio Preto quer punir “sujões” com serviço comunitário
Proposta estabelece aumento de punição para quem for reincidente

Uma nova proposta de lei na Câmara de Rio Preto quer responsabilizar infratores que descartarem lixo, entulho ou resíduos em vias e terrenos pela cidade. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Bruno Moura (PRD), estabelece penalidades sócio-educativas, como prestação de serviço comunitário, com prazo de aplicação variável conforme a reincidência.
Na primeira infração, o infrator poderá ser obrigado a realizar um dia de serviço comunitário supervisionado pelo órgão responsável pela limpeza urbana. Em casos posteriores, as sanções aumentam: três dias (não consecutivos) para a segunda infração e cinco dias consecutivos a partir da terceira. O documento enfatiza que outros tipos de punição (cível, administrativa ou penal) poderão ser aplicados além da medida educativa.
O texto dá ao Executivo municipal 60 dias para regulamentar as regras e estabelece que a lei vigore a partir da data de sua publicação. Na justificativa, o autor aponta que o descarte inadequado compromete o meio ambiente e a qualidade de vida e que a proposta pretende reforçar a fiscalização e a educação ambiental.
O texto ainda não tem data prevista para ser votado na Câmara.
Cidades2 diasMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Política2 diasMP reforça validade de relatório com IA e rebate defesa de Marcondes
Nacional1 diaCiclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
Política2 diasPrefeito veta projeto que obriga ar-condicionado em escolas municipais



