Cidades
DIG e Ambiental prendem grupo por furtos na transposição do ‘São Francisco’
Ação conjunta cumpriu mandados do Ceará e levou seis pessoas à prisão

A 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Deinter-5 e a Polícia Ambiental de Rio Preto participaram, nesta terça-feira (28/10), de uma operação que resultou na prisão de quatro homens e duas mulheres, suspeitos de integrar uma quadrilha que furtava equipamentos eletrônicos em canteiros de obras da transposição do Rio São Francisco, no Nordeste.
As investigações, conduzidas pela Polícia Civil do Ceará, começaram após o furto de módulos e painéis de máquinas no canteiro do Ramal do Salgado, em Ipaumirim (CE), no dia 29 de setembro. Durante as apurações, os investigadores identificaram outros dois crimes semelhantes em Salgueiro (PE) e Cajazeiras (PB).
As diligências apontaram que o grupo criminoso era da região de Rio Preto e enviava os equipamentos furtados por transportadoras ou pelos Correios ao chefe do esquema, que também mora na cidade.
Com base nessas informações, a Polícia Civil do Ceará acionou as forças policiais de Rio Preto. A DIG, que já havia investigado o mesmo grupo em 2024, quando o líder foi preso em flagrante, auxiliou na localização e prisão dos envolvidos. Em Rio Preto, a operação foi coordenada pelo delegado Wander Solgon.
“Eles foram presos em suas casas em Rio Preto, Guapiaçu e Planalto. Não houve resistência. Eles são furtadores há muito tempo, são experientes. Inclusive, em 2024, eu prendi o líder do grupo pelo mesmo crime”, disse o delegado ao Gazeta de Rio Preto.
A Justiça do Ceará expediu mandados de busca e prisão preventiva contra os seis suspeitos. A operação conjunta cumpriu todas as ordens judiciais e resultou ainda na apreensão de objetos que serão usados nas investigações.
Os presos permanecem à disposição da Justiça cearense na Deic de Rio Preto.
(Foto:Polícia Civil)
Cidades1 diaIrmãos são esfaqueados e um morre durante bebedeira em Rio Preto
Política2 diasVereador de Rio Preto quer funeral gratuito para famílias de baixa renda
Cidades4 horasSegurança acusado de homicídio pode se entregar nos próximos dias
Cidades7 horasMecânico de 74 anos morre após despencar de quatro metros em Rio Preto




