Redes Sociais

Cidades

Megaoperação da ‘Homicídios’ combate guerra do tráfico em Rio Preto

Ação cumpriu 34 mandados judiciais e prendeu 12 pessoas ligadas a homicídios e disputas por território em bairros da zona norte de Rio Preto

Publicado há

em

Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (10/10), a 1ª fase da Operação Armagedon – “A Batalha”, com foco no enfrentamento de organizações criminosas envolvidas na chamada “Guerra de Bairros”, que provocou uma onda de homicídios ligados à disputa por pontos de tráfico de drogas em Rio Preto.

A ação foi coordenada pela 3ª Delegacia de Homicídios da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Deinter-5. e mobilizou 40 policiais civis e 10 viaturas de diferentes unidades especializadas, entre elas Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (Dise), Delegacia de Investigações Gerais (Dig), Grupo de Operações Especiais (Goe) e Setor Especializado de Combate ao Crime de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD).

No total, foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Poder Judiciário após meses de investigação minuciosa.

A última atualização divulgada pela polícia é de que já são 12 presos.

De acordo com a Polícia Civil, as apurações identificaram o funcionamento de uma rede criminosa estruturada, responsável por homicídios violentos, tráfico de entorpecentes e até aliciamento de adolescentes para atividades ilícitas.

Durante a investigação, que reuniu informações de diversos inquéritos em andamento na Deic 12 pessoas já haviam sido presas, com a apreensão de três armas de fogo, munições e drogas. Entre os investigados estão criminosos reincidentes, incluindo um homem condenado a 14 anos por porte de arma de uso restrito e tráfico, e outro que cumpre pena de 9 anos e 6 meses por tentativa de homicídio.

Na operação desta sexta, os policiais efetuaram 12 prisões temporárias e capturas, além de uma prisão em flagrante por tráfico de drogas. Também foram apreendidos um simulacro de arma de fogo, oito porções de drogas — cinco de cocaína e três de maconha —, aparelhos celulares e materiais relacionados à atividade criminosa.

As diligências se concentraram nos bairros João Paulo II e Solidariedade, mas também alcançaram Solo Sagrado, Nova Esperança, Santa Clara, Analice, Anchieta e Gonzaga de Campos — todos apontados como áreas de influência de uma das facções envolvidas na “Guerra de Bairros”, responsável por diversos homicídios e tentativas de homicídio nos últimos meses.

Segundo a Polícia Civil, a Operação Armagedon – “A Batalha” é a primeira etapa de um plano mais amplo de combate à criminalidade organizada em Rio Preto. O objetivo é desarticular núcleos armados, conter a escalada de homicídios e restabelecer a sensação de segurança na região.

As investigações continuam sob responsabilidade da 3ª Delegacia de Homicídio, e novas fases da operação devem ser deflagradas nos próximos meses, com o intuito de aprofundar as provas, realizar novas prisões e responsabilizar criminalmente os integrantes da organização.

(Atualizada às 10h49)

AS MAIS LIDAS