Redes Sociais

Política

Câmara de Rio Preto vota rodeio como manifestação cultural e ‘Dia do Gaúcho’

Dia do ‘Go Skate Day’ também será analisado durante a sessão

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

Os vereadores de Rio Preto vão votar, na sessão da Câmara desta terça-feira (7), o Projeto de Lei de Bruno Moura (Patriota) que institui o rodeio e a vaquejada como manifestação cultural e expressões artísticas e esportivas na cidade. As propostas que criam o ‘Dia do Gaúcho’ e o ‘Dia do Go Skate Day’ também estão na pauta.

No caso da proposta que envolve os rodeios e as vaquejadas, a propostas de Moura é estimular a prática e a iniciação aos esportes, os artistas e entidades ligadas aos setores, além de incentivar a realização de manifestações, eventos e festas. O texto define que o dia 04 de outubro passa a ser a data oficial de comemoração da cultura de Rodeio e o dia 22 de agosto, a comemoração da Vaquejada e dos Vaqueiros

Segundo consta na justificativa do projeto, “o rodeio e a vaquejada movimentam a economia por onde passam, desde a contratação de serviços da cidade (hotéis, estacionamentos, montagem de estruturas, comunicação, etc.) até os trabalhadores informais (vendedores ambulantes, motoristas de aplicativos, etc.)”. Moura ainda acrescenta que “é inegável os benefícios que as práticas trazem para a cidade e podem ser melhores e perpétuas com apoio e incentivo do Poder Público”.

O texto que cria o ‘Dia do Gaúcho’, que será votado em relação à legalidade, é do vereador cabo Júlio Donizete (PSD). A proposta é que a data seja comemorada em 20 de setembro como uma forma de homenagear a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, como “um dos episódios históricos mais importantes do Rio Grande do Sul”, segundo o parlamentar.

Outra data que também será discutida na Câmara, também em relação à legalidade, é o projeto do vereador ‘Ricka’ Gualhardo, subescrito por vereador João Paulo Rillo (PSOL), que inclui no Calendário Oficial do município o Dia do ‘Go Skate Day’. A data a ser comemorada em 21 de junho “foi criada em 2004 pela IASC – Internationl Association of Skateboards Companies”, segundo a justificativa do texto.

Ainda durante a sessão, serão discutidos quatro projetos do Executivo. Entre eles, o que cria dois cargos de Agente Fiscal de Posturas a serem preenchidos por concurso público, o desafeta um imóvel do município para alienação e doação à Fazenda do Estado de São Paulo e o que altera o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI).

AS MAIS LIDAS