Redes Sociais

Política

Vereadores de Rio Preto aprovam oração do “Pai-Nosso” em escolas

Texto agora segue para avaliação do Executivo

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei de Luciano Julião (PL) que visa incluir a oração do Pai-Nosso no início das atividades escolares em todas as instituições de ensino municipais e particulares da cidade, na sessão da Câmara desta terça-feira (1º). A proposta, segundo o autor, tem como objetivo fortalecer valores como respeito, solidariedade e fraternidade, fundamentais para a formação cidadã.

De acordo com o projeto, a oração deverá ser realizada de maneira coletiva, respeitando a liberdade religiosa de cada aluno, ao menos uma vez por semana. A participação individual não será obrigatória, e os alunos que não desejarem participar poderão ser dispensados e permanecer na sala de aula. Para isso, os responsáveis deverão apresentar uma declaração assinada à direção da escola.

Na justificativa, o vereador afirma que a proposta tem o objetivo de “promover valores fundamentais que são essenciais para a formação moral e ética dos estudantes”. Julião também destaca que “a prática da oração pode contribuir para o desenvolvimento espiritual dos alunos, promovendo momentos de reflexão e introspecção”.

O vereador ainda menciona que “estudos apontam que momentos de oração e meditação podem reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar emocional dos alunos, um aspecto que é cada vez mais relevante no ambiente escolar contemporâneo”.

O texto ainda prevê que a lei seja aplicada em todas as escolas da rede municipal e também nas instituições particulares de ensino. No entanto, não impõe punições às unidades que descumprirem a norma.

Votaram contra a proposta os vereadores Pedro Roberto (Republicanos), Renato Pupo (Avante), João Paulo Rillo (PSOL) e Abner Tofanelli (PSB). O vereador cabo Júlio Donizete (PSD) estava ausente do plenário no momento da votação.

Agora o texto segue para avaliação do Executivo.

AS MAIS LIDAS