Redes Sociais

Política

Rio Preto terá novo aeroporto; projeto está na segunda etapa

Projeto da Secretaria de Aviação Civil está em fase avançada e terreno no distrito de Talhado desponta como favorito à obra

Publicado há

em

Rio Preto deve dar início a construção de um novo aeroporto ainda neste ano por que a pista do Aeroporto Estadual “Prof. Eribelto Manoel Reino” é pequena e não pode ser ampliada. A boa notícia aos usuários do transporte aéreo foi confirmada pela presidente Dilma Rousseff (PT), na terça-feira (dia 9), durante o lançamento do Programa de Investimentos em Logística e deve ser anunciada, em breve, pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB). A reportagem da Gazeta de Rio Preto teve acesso à documentação que traz informações sobre o projeto, que é mantido em segredo pela Secretaria de Aviação Civil, ministério vinculado ao gabinete da presidência.

Segundo consta na documentação, o projeto está em fase avançada, e envolve além da Secretaria de Aviação Civil, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que vão compartilhar a administração do local. O projeto faz parte do programa de aviação regional, criado em 2012, que prevê a construção de novos aeroportos, com investimentos de pelo menos R$ 7,3 bilhões. Rio Preto terá novo aeroporto O projeto é dividido em cinco etapas que são: Estudos de Viabilidade Técnica (EVT), detalhamento deste estudo, licenciamento ambiental, licitação e obras. O novo aeroporto rio-pretense já está na segunda etapa quando são definidos o tamanho da pista, do pátio, do terminal de passageiros e os investimentos necessários.

O secretário municipal de Planejamento, Milton Assis, afirmou que foi indicado cinco áreas para a obra, sendo a principal delas localizada na região de Talhado, distrito de Rio Preto. “Apresentamos um estudo com várias áreas para abrigar o novo aeroporto e a região de Talhado foi a que apresentou a menor quantidade de restrições, tanto técnicas, quanto ambientais”, afirmou. Segundo ele, o novo aeroporto será importante para Rio Preto e região. “Este novo aeroporto irá reforçar a vocação regional de Rio Preto, e ampliar o desenvolvimento da cidade”. A assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil informou que técnicos do ministério trabalham no projeto, e que toda semana o estudo é atualizado.

AS 10 MAIS LIDAS