Redes Sociais

Política

Doria autoriza a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto

Governador chegou com forte esquema de segurança

Publicado há

em

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, acaba de assinar nesta terça-feira (18), junto ao prefeito Edinho Araújo e outras autoridades presentes, a autorização para a criação do projeto de Lei da Região Metropolitana de Rio Preto. Serão 35 cidades, 850 mil habitantes.

A dispersão urbana é um dos indicativos importantes para a criação da RM. Pesquisa do IBGE mostra que no Estado, Rio Preto é um dos pontos mais atrativos entre as regiões que são centros de desenvolvimento econômico. 

Quinze por cento das cidades estão em 4 regiões que atraem habitantes e trabalhadores contra 85% que perdem habitantes. Dos 15% que buscam locais mais atrativos 2,9% procuram Rio Preto e região. A região produz R$ 30 bilhões de riquezas anuais. 77% são provenientes do setor de serviços. 

Hoje, o estado tem 36 regiões. São seis Regiões Metropolitanas, dois Aglomerados Urbanos e 28 Regiões Administrativas. Todas as regiões Metropolitanas terão um Conselho de Desenvolvimento, Câmaras Temáticas e estarão subordinados a uma espécie de Agência Estadual. Ela aprova os projetos. 

Os municípios das Regiões Metropolitanas estão liberados para se consociarem ou apresentar projetos de interesse coletivos a entidades e instituições nacionais e internacionais. 

As 35 cidades que o Estado propõe para compor a nova Região Metropolitana são: Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, S. J. do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Obedecidos os preceitos legais regulametares atinentes à espécie, autorizo  a Secretaria de Desenvolvimento Regional a adotar as  providências preparatórias ao encaminhamento  de projeto de lei para a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto”. Durante seu discurso, Doria ainda disse: “Meu carinho pelo Edinho. Tomo a liberdade aqui de pedir que se sinta homenageado. Salva de palmas à Edinho, prefeito da sede da região metropolitana de Rio Preto”.

Durante a cerimônia o governador anunciou, por meio da Secretaria de Logísticas e Transporte, a execução de obras de modernização de estradas vicinais na região do municipio de Rio Preto, no âmbito do Programa Novas Estradas Vicinais. Investimento superior a R$ 225 milhões. 

Em seu discurso, o prefeito Edinho disse: “Este ato entrará para a história como o passo decisivo para a concretização da sonhada região metropolitana de São José do Rio Preto, que promoverá a integração e o desenvolvimento regionais. Nossa região tem interesses comuns na economia, no turismo, e na área ambiental”.

.Unidades habitacionais

Durante a cerimônia, Doria anunciou a construção de 207 unidades habitacionais, em quatro municípios da região: Cosmorama, Bady Bassitt, Bálsamo e José Bonifácio. 

Em Araçatuba 

Nesta manhã, o governador também visitou Araçatuba, onde anunciou a modernização das 21 estradas vicinais na região, por meio do Programa Novas Estradas Vicinais. Na ocasião, o tucano também entregou títulos do Programa Estadual de Regularização Fundiária Cidade Legal para os municípios de Araçatuba e Guzolândia. Doria também participou de audiência pública para criação da Aglomeração Urbana de Araçatuba.

AS MAIS LIDAS