Redes Sociais

Política

PT Rio Preto anuncia filiação de Marco Rillo

Em nota conjunta com o PSOL, partido critica a terceirização do serviço público e os gastos com obras

Publicado há

em

Reprodução/Redes Sociais

O ex-vereador Marco Rillo voltou a se filiar ao PT de Rio Preto, segundo comunicado do partido em uma nota conjunta com o PSOL Rio Preto. A mudança de legenda é uma articulação da esquerda para garantir protagonismo do partido de Lula (PT) na cidade nas eleições de 2024.

Marco Rillo deixou o PT em 2020, dois anos após o filho João Paulo Rillo, hoje presidente do PSOL. A mudança dos dois se deu em meio à crise que assolou o partido com a prisão do ex-presidente Lula.

O ex-vereador é colocado como possível pré-candidato a prefeito pela presidente do PT, Celi Regina. O partido ainda segue em busca de novos filiados, como o ex-presidente da OAB Rio Preto, Marcelo Henrique.

A mudança de legenda de Marco Rillo confirma uma aliança entre os partidos de esquerda. Ao todo, cinco legendas estão no acordo, uma vez que o PT está em uma federação com o PV e o PCdoB, e o PSOL está com o Rede.

Confira na íntegra a nota conjunta publicada pelos diretórios municipais do PT e do PSOL:

Desde 2020, PSOL e PT mantém um diálogo franco para a construção de um projeto para a nossa cidade, para que esta se torne um território de justiça social e de igualdade para todas e todos, especialmente para a classe trabalhadora, majoritariamente constituída por negros e negras, mulheres, população LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

Nas últimas eleições municipais, a proposta de uma frente ampla e democrática precisou ser interrompida. No entanto, a retomada desta unidade garantiu que, em 2022, pudéssemos eleger o Presidente Lula, uma primeira derrota à agenda fascista, vez que há outras etapas deste enfrentamento.

A avaliação sobre a conjuntura de nosso município envolve sensíveis reflexões sobre qual cidade queremos construir para viver e desenvolver. Se uma cidade que entrega os serviços públicos a preço de ouro para empresas terceirizadas, em detrimento da absoluta violação de direitos trabalhistas de trabalhadoras e trabalhadores que, majoritariamente, desempenham as tarefas do cuidado de nossa população. Se uma cidade que destina um orçamento vultuoso a obras faraônicas sem qualquer função social, em detrimento do investimento em acesso à cultura, universalização do ensino municipal, promoção de saúde de qualidade, proteção social aos mais pobres e preservação ambiental.

É evidente que visamos construir e desenvolver a alternativa que, hoje, tem sido completamente negligenciada pelo governo municipal e que pode ser continuada inclusive por candidatos forasteiros, que tão somente visam perpetuar o contexto de exploração da força de trabalho de milhares de trabalhadores e trabalhadoras rio-pretenses, para a manutenção dos privilégios dos ricos e abastados.

Diante disso, a Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores aprovou, por unanimidade, uma solicitação de históricos militantes deste partido, os quais participam ativamente destes diálogos para a construção de uma unidade, e convidou Marco Rillo para retornar ao PT, convite que foi formalizado nos últimos dias, após comunicação à direção municipal do PSOL.

Importante salientar que toda essa movimentação tem se dado de modo franco, sincero e com o máximo respeito as partes envolvidas, posto que o objetivo principal é o fortalecimento da união do campo democrático e de defesa do Governo Lula. Essa iniciativa visa a construção de uma ampla frente progressista em favor da cidade, numa perspectiva de reconstrução democrática, que coloque os mais pobres como prioridade no orçamento público municipal.

Portanto, através da presente nota, comunicamos às militâncias partidárias e à população rio-pretense o retorno do grande companheiro Marco Rillo ao Partido dos Trabalhadores, a primeira etapa da construção de uma frente democrática em defesa do povo firmada entre os partidos PSOL e PT, e suas respectivas Federações.

O momento impõe a busca incessante de todos aqueles que defenderam a democracia e combateram o fascismo recentemente. Agora é Luta, união e reconstrução. Agora é acolhimento, debate e respeito”.

São José do Rio Preto – SP, 08 de novembro de 2023.

Celi Regina da Cruz – Presidenta PT Rio Preto

Luciana Fontes – Presidenta PSOL Rio Preto

AS MAIS LIDAS