Redes Sociais

Política

Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 6 de dezembro

Jornalista Bia Menegildo traz as principais notícias do poder regional

Publicado há

em

Em Brasília

O prefeito eleito, coronel Fábio Candido (PL), fez um tour pela capital federal nos últimos dias. Em contato direto com lideranças da direita, ele foi em busca de apoios para a cidade que vai comandar a partir do ano que vem. O próximo chefe do Executivo levou a futura primeira-dama, Josiane Candido, e o casal aproveitou também para posar para foto no melhor estilo turista, em frente ao Congresso Nacional.

Visitas publicadas

O rol de publicações do próximo prefeito nas redes sociais é relativamente grande, mas pouco diverso quando se fala em encontros com representantes de legendas. Ele mostrou que esteve ao lado do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, do deputado federal e líder do PL, Altineu Côrtes, do senador astronauta, Marcos Pontes (PL), e do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL).

Tem mais

Coronel Fábio Candido também aparece em fotos ao lado do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas). As imagens mostram que as alianças entre os partidos vão além das ligações em Rio Preto. Uma demonstração de força lá nas cabeças para não ter uma oposição ferrenha por aqui.

Alianças

Estas reuniões vão ao encontro daquilo que já se vê por aqui. Mesmo que os partidos Republicanos e Progressistas não tenham sido aliados durante o período eleitoral, só depende da boa vontade do PL de manter a paz. Os vereadores das legendas estão em uma vibe mais de boa. Paulo Pauléra (Progressistas) já avisou que não vai ser oposição e o pastor Jonathan Santos (Republicanos) também está de bem com o futuro governo.

Presidência da Câmara

Descartando ser oposição, Pauléra já quase não fala mais em tentar ser presidente da Câmara novamente. Ao menos pelos próximos dois anos. Ele tem o direito de concorrer, mas existe um consenso sobre o próximo governo querer o cargo e o vereador deve abdicar da disputa. O nome que surgiu para representar o PL à frente do Legislativo foi do novato Luciano Julião (PL).

Concorrentes

O único concorrente assumido de Luciano Julião, ao menos por enquanto, é o vereador Odélio Chaves (Podemos). Bruno Marinho (PRD) entendeu que existe essa vontade do PL em comandar o Legislativo e, mesmo sem colocar o nome oficialmente, já não demonstra mais interesse. O único que ainda pode ser que insista em ser candidato é Pedro Roberto (Republicanos). O vereador tem mantido uma linha de cobranças sutis que pode ser entendida como uma série de dicas ao próximo prefeito.

Situação

Eleitos pela oposição, muitos vereadores não têm o perfil e sabem disso. O primeiro que anunciou publicamente que “precisa do governo” e “não sabe fazer oposição” foi Celso Peixão (MDB). Pauléra nunca falou, mas a história mostra que ele sempre foi situação. Jorge Menezes (PSD) também já decidiu que não vai para o enfrentamento. As reuniões para definir quem vai acompanhar coronel Fábio Candido continuam acontecendo.

Sem secretaria

Quem também já anunciou que será apoiador do próximo governo é o vereador eleito Jonathan Santos. O pastor esteve com coronel Fábio Candido, mas já descarta assumir qualquer secretaria. O caminho dele vai ser se manter na Câmara e legislar. Evangélico, eleito pela Igreja Universal, o representante do Republicanos será uma peça importante para manter o bom diálogo entre os partidos.

Nomes

A lista de nomes que vão compor o próximo governo não para de crescer nos bastidores. Há especulações de todos os tipos e nenhuma certeza até o momento. Recentemente, surgiram mais alguns. Um deles é o agora ex-diretor da Direção Regional de Saúde (DRS-15), Guilherme Camargo. O homem do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, na região pediu demissão do cargo e já é cotado como futuro chefe da pasta municipal.

Injustificada

Guilherme Camargo não divulgou os motivos pelos quais deixou o cargo. Ele fez o comunicado ao Eleuses Paiva e ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que é o atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais. Por enquanto, ele alegou “questões pessoais”. Porém, o que não faltam são especulações e a lembrança de que ele pode ser uma peça importante para a Saúde da cidade junto ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Mais nomes

Os bastidores não param e as especulações também não. Já surgiu o nome do atual maestro da Banda Regimental da Polícia Militar (PM), sargento Robson Nilson Vicente, para a pasta da Cultura, em detrimento do produtor cultural Erick Soares, que compõe a equipe de transição no núcleo. Tem ainda o jornalista Mario Welber como cotado para o Desenvolvimento Econômico ou a Comunicação.

Trânsito

Mesmo que tenha sido cotado para ficar no cargo, em um primeiro momento, parece que Amaury Hernandes não vai. O herdeiro da pasta de Trânsito deverá ser o major Ederson Pinha, tido como um conhecedor na área. A Secretaria tem um papel fundamental no próximo governo e foi bastante criticada como uma “indústria da multa”. Por fim, tem quem aposte que o próximo secretário de Assistência Social será alguém de fora da cidade, possivelmente da capital paulista.

Dispensa de licitação

Além de nomear os gabinetes dos futuros vereadores, fazendo justas homenagens a profissionais da comunicação e cultura, Pauléra lançou uma dispensa de licitação para a compra de pontos de votação. O custo previsto é de R$ 17.414,40 para adquirir quatro terminais tipo PDV touchscreen e quatro adaptadores UBS Wifi 6. Tudo isso para votação digital a partir do ano que vem.

Campanha

Mesmo que a campanha eleitoral já tenha acabado, parece que ainda não acabou. Recentemente, coronel Fábio Candido usou as redes sociais para falar sobre a cassação da liminar que concedeu ao oponente, o deputado estadual Itamar Borges (MDB), o direito de concorrer ao pleito. “A decisão da justiça em revogar a liminar do meu oponente valida aquilo que alertei durante a campanha”, escreveu o futuro prefeito.

Por outro lado

O que é certo é que Itamar não deixou de ser o queridinho do ainda prefeito Edinho Araújo (MDB). Nesta semana, ambos estiveram na capital paulista. Eles se encontraram com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini, com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabricio Moura Moreira, e participaram de entregas de prêmios para a cidade.

Bagagem

A dupla de emedebistas voltou com algumas histórias para contar. Os dois garantem que as obras da terceira faixa da rodovia Washington Luiz, entre Cedral e Mirassol, devem começar ainda neste ano e ainda discutiram a possibilidade da construção de um anel rodoviário na região metropolitana. Tem ainda a construção de uma escola no bairro Lealdade, para começar em março de 2025, e outras duas unidades, no residencial Caetano e no Maria Lúcia.

Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou as contas da Câmara de Rio Preto do ano de 2021, época em que Pedro Roberto era presidente da casa. Entre os apontamentos, está o número excessivo de comissionados. Aliás, o apontamento do TCE tem sido constante neste quesito. Todos os ex-presidentes tiveram o mesmo problema nas contas por causa dos comissionados.

 

AS MAIS LIDAS