Política
Vereador quer cobrador em transporte público
Proposta é que o funcionário oriente e auxilie os usuários dos ônibus municipais
O vereador Robson Ricci (PSD) apresentou um Projeto de Lei que pretende obrigar as empresas do transporte público de Rio Preto a implementar um funcionário a mais dentro dos ônibus. O objetivo é que o trabalhador realize o serviço de cobrança de passagens e orientação aos usuários.
De acordo com a proposta, todos os ônibus deverão ter um funcionário, além do motorista. Além de realizar a cobrança das passagens, o trabalhador também deverá orientar e auxiliar os usuários.
Segundo Ricci, na justificativa do texto, o objetivo é “amenizar a situação de sobrecarga imposta aos motoristas de ônibus do sistema de transporte público coletivo de nosso munícipio, trazendo como atribuição do “cobrador” orientar e auxiliar os usuários, especialmente os idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida; assistir o motorista nas atividades necessárias; evitar a evasão de receitas, e por fim, cobrar a passagem, quando for o caso”.
O vereador ainda cita que “a presença do “cobrador” é indispensável para que o motorista se ocupe integralmente da sua função, a qual exige muita atenção. evitando, desta forma, paradas nos pontos por um tempo além do necessário por conta da execução de uma tarefa que, a rigor, não é sua atribuição – além de potenciais riscos de acidentes”, consta no documento.
A proposta não tem data para ser votada em plenário.