Redes Sociais

Política

Vereador propõe protocolo de segurança para casos de ausência de alunos

Equipes de creches deverão entrar em contato com os responsáveis dentro da primeira hora de aula

Publicado há

em

Divulgação/TV Câmara

O vereador Jean Dornelas (MDB) protocolou nesta quinta-feira (3) um projeto de lei que prevê a criação de um protocolo de segurança para monitorar a ausência de alunos nas escolas de educação infantil de Rio Preto.

A proposta determina que instituições públicas e privadas de ensino infantil — que atendem crianças de até cinco anos de idade — comuniquem os responsáveis legais caso a criança não compareça à escola e a ausência não seja previamente justificada.

De acordo com o texto, a comunicação deve ocorrer até uma hora após o início das aulas, utilizando canais previamente cadastrados pelos responsáveis junto à escola. O objetivo é confirmar a ausência e registrar o ocorrido.

A medida foi motivada por um caso trágico ocorrido em 2 de abril, em Rio Preto, quando uma criança de três anos foi esquecida dentro do carro e morreu antes que o erro fosse percebido. A responsável havia se esquecido de levá-la até a escola.

“A proposta visa criar um mecanismo de monitoramento que ajude a evitar que crianças sejam deixadas em situações de risco, devido ao esquecimento ou falhas na comunicação entre responsáveis e instituições de ensino”, justificou Dornelas.

A fiscalização do cumprimento da lei ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, que poderá exigir relatórios e comprovantes de conformidade. O município também poderá regulamentar, por meio de decreto, a forma de fiscalização e a definição das competências envolvidas.

O texto não tem data para ser votado em plenário.

AS MAIS LIDAS