Política
Secretário afirma que novos GCMs começam a atuar em 2026
Treinamento dos agentes deve ser concluído entre novembro e dezembro de 2025

O secretário de Segurança Pública de Rio Preto, coronel Márcio Cortez Maya Garcia, afirmou que os aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), realizado em setembro de 2024, devem começar a atuar nas ruas apenas em janeiro de 2026. A declaração foi feita nesta sexta-feira (4), durante evento de posse dele, realizado no Parque Tecnológico.
Segundo o secretário, a formação dos novos agentes está prevista para começar entre julho e agosto de 2025, com término estimado entre novembro e dezembro do mesmo ano. “Esses novos guardas estarão operando no final do ano ou, no mais tardar, em janeiro de 2026. O edital prevê 100 vagas, e a intenção é realizar concursos regularmente para manter o efetivo adequado às demandas da cidade”, afirmou.
Atualmente, a GCM conta com cerca de 220 agentes, mas o número efetivo é menor devido a afastamentos. “Trabalhamos com uma média de 200 guardas. Não há um número fixo de efetivo, por isso não há déficit, mas temos um limite de expansão, que precisa ser planejado, considerando os impactos financeiros”, explicou Garcia.
O novo secretário também destacou o compromisso com a valorização dos agentes e a modernização das estratégias de segurança pública. “Queremos reconhecer o trabalho dos profissionais, investir em capacitação e tecnologia. Pretendemos criar mecanismos que garantam o acesso rápido e qualificado à informação, integrando todas as forças de segurança do município”, disse.
Garcia enfatizou ainda a importância da participação popular. “Segurança pública não se faz apenas com policiais ou guardas. É uma construção coletiva, que envolve a sociedade civil organizada e as autoridades públicas”, concluiu.
- Política2 dias
Saúde identifica 14 médicos fantasmas na rede pública
- Cidades1 dia
‘Minha filha é maior do que isso’, diz mãe de médica morta em Rio Preto
- Política2 dias
Confira os bastidores da política desta sexta-feira, dia 18 de abril
- Cidades1 dia
Em operação, Polícia Civil captura assassino foragido há quase 1 ano