Política
Vereador quer balança com emissão de preço no setor de hortifruti
Pesagem deverá ser opcional aos clientes

O vereador Bruno Marinho (PRD) apresentou um projeto de lei que obriga supermercados e outros estabelecimentos varejistas de Rio Preto a disponibilizarem balanças de pesagem com emissão de valor no setor de hortifruti.
De acordo com o parlamentar, a medida busca garantir transparência e autonomia ao consumidor. Atualmente, a pesagem de frutas, legumes e verduras é feita, em geral, nos caixas, o que faz com que o cliente só descubra o valor total no momento do pagamento. “Essa situação pode gerar constrangimento ao consumidor que optar por não levar o produto, já que ele está diante do operador de caixa e das demais pessoas na fila”, afirma Marinho.
O vereador argumenta que a balança instalada no próprio setor de hortifruti, com operador responsável, permitirá ao consumidor conferir o preço antes de chegar ao caixa, podendo ajustar a compra de acordo com o orçamento. “Em conformidade com o princípio da transparência, a disponibilização da balança com o respectivo operador no setor possibilita que o consumidor tenha ciência do valor e a possibilidade de aumentar ou diminuir os itens da compra, sem constrangimento”, explicou.
A pesagem no caixa continuará sendo uma opção para quem preferir não consultar o preço antecipadamente.
Cidades2 diasMotociclista morre após bater em poste na Av. dos Estudantes
Política1 diaCom presença de Zé Dirceu, PT formaliza filiação de Rillo
Cidades2 dias‘Olho por Olho’ prende investigado por homicídio e tráfico em Rio Preto
Cidades2 diasJovem tem celular roubado por homem armado com réplica em Rio Preto



